SóProvas


ID
3453616
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto abaixo para responder à questão. 

     O nascimento da retórica é tradicionalmente atribuído ao siciliano Córax e remonta ao século V a.C., a um período histórico caracterizado pela transição de um governo tirânico para um regime democrático. Nesse período, inúmeros conflitos judiciários foram travados por cidadãos que, despojados de seus bens pela tirania, recorriam à justiça na tentativa de reavê-los. Contudo, não se conhecia a figura do profissional da advocacia como se conhece nos dias atuais, de forma que os cidadãos que buscassem a solução de seus conflitos no judiciário deveriam providenciar por si mesmos a sustentação de suas teses. 

     Atentos a essa crescente necessidade prática de elaboração discursiva, Córax e seu discípulo Tísias, por volta de 465 a.C., lançaram o primeiro tratado metódico sobre a arte da palavra – um manual que apresentava, de forma didática, lições de como bem sustentar uma tese em juízo, com vistas a vencer qualquer demanda. Nesse momento, a retórica, entendida como a arte de persuadir, adquiria cada vez mais prestígio, pois existia a crença de que aquele que dominasse suas técnicas seria capaz de convencer qualquer pessoa de qualquer coisa.

     Da Sicília, então dominada pelos gregos, a retórica migrou para Atenas e lá encontrou terreno fértil para o desenvolvimento de seus postulados, com o florescimento da polis grega, onde as decisões políticas eram tomadas mediante ampla participação popular. 

  Considerando esse contexto em que nasceu e se desenvolveu a retórica, torna-se plenamente compreensível o realce que os pesquisadores dão a seu caráter sociocultural de instrumento de exercício da cidadania. 


(Adaptado de: PAULINELLI, Maysa de Pádua Teixeira. Retórica, argumentação e discurso em retrospectiva. Linguagem em (Dis)curso – LemD. Tubarão, SC, v. 14, n. 2, p. 391-409, maio/ago. 2014, p. 394. Disponível em: www.scielo.br

A partir da leitura do texto, conclui-se que, inicialmente, a retórica

Alternativas
Comentários
  • a)era acessível a uma elite conhecedora das leis, que representava e defendia os envolvidos em conflitos judiciários. ERRADO

    "(...)os cidadãos que buscassem a solução de seus conflitos no judiciário deveriam providenciar por si mesmos a sustentação de suas teses". 

    Gab.: b)não comtemplava a veracidade do dito, uma vez que se restringia ao modo de se expressar para atingir determinado objetivo.

    "(...) um manual que apresentava, de forma didática, lições de como bem sustentar uma tese em juízo, com vistas a vencer qualquer demanda."

    c)gozou de grande prestígio, tendo em vista que os que conheciam suas técnicas eram capazes de convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. ERRADO

    "Nesse momento, a retórica, entendida como a arte de persuadir, adquiria cada vez mais prestígio, pois existia a crença de que aquele que dominasse suas técnicas seria capaz de convencer qualquer pessoa de qualquer coisa".

    >>>Ela tinha prestígio, sim, porém, no texto traz a crença/hipótese de que quem dominasse as técnicas da retórica poderia convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. Na alternativa C, há uma afirmação de que isso poderia ocorrer, o que a torna errada.

    d) constituía um conjunto de práticas comunicativas partilhadas oralmente pelo povo de maneira difusa e assistemática. ERRADO

    Era um manual.

    e)não servia aos interesses do povo, mas sim de um governo tirano, que despojava os cidadãos de seus bens. ERRADO

    Servia ao interesse de quem quisesse vencer qualquer demanda.

  • tá di brincaixxoo with me cara