160 Clareza – produzir texto de fácil compreensão para o leitor informado. Para aumentar a clareza e a compreensão do relatório:
g) prefira usar a ordem direta (sujeito, verbo, objeto e complementos), evitando orações intercaladas, parêntesis e travessões (BRASIL, 2009a); (alternativa a)
161 Convicção - expor os achados e as conclusões com firmeza. Evite expressões que transmitam insegurança e dúvida para o leitor, como “salvo melhor juízo” ou “parece que”. A informação apresentada deve convencer os leitores sobre a validade dos achados, a razoabilidade das conclusões e os benefícios decorrentes da implementação das propostas. Portanto, os achados devem ser apresentados de forma persuasiva, articulando-se as conclusões e propostas de forma que elas decorram logicamente ou analiticamente dos fatos e argumentos apresentados (ISSAI 3000/5.2, 2004). O relatório deve ser convincente de modo que as deliberações do Tribunal ganhem apoio dos atores capazes de influenciar na gestão do objeto auditado, sejam implementadas e gerem melhorias de desempenho em benefício da sociedade. (alternativa b)
162 Concisão - produzir texto que não seja mais extenso do que o necessário para transmitir a mensagem e fundamentar as conclusões (ISSAI 3000/5.2, 2004). Por concisão, deve-se dar preferência a citações indiretas no lugar de longas transcrições de textos originais, resumindo-se as informações que se deseja transmitir. Como padrão indicativo, a parte textual dos relatórios de auditoria operacional, exceto proposta de encaminhamento, não deve exceder 50 páginas. A análise de temas muito complexos pode requerer relatórios mais longos, mas relatórios completos e também concisos são mais úteis ao leitor e têm maior probabilidade de serem lidos por público maior (ISSAI 3000/5.2, 2004). (alternativa c)
164 Relevância - expor apenas o que tem importância, considerando os objetivos da auditoria. Evite longos trechos descritivos que não acrescentam informação necessária à fundamentação dos argumentos. Os relatos não precisam incluir todas as situações encontradas, cujo registro fica preservado nos papéis de trabalho. (alternativa d)
166 Objetividade - produzir texto imparcial, equilibrado e neutro (ISSAI 3000/5.3, 2004). Alguns dos aspectos da objetividade na condução da auditoria, que refletirão no relatório são os seguintes:
e) os fatos devem ser apresentados separadamente das opiniões (ISSAI 3000/5.3, 2004); (alternativa e)
Manual de Auditoria Operacional. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&ved=2ahUKEwjHy_28_JrpAhWvT98KHY0uBdAQFjAEegQIBhAB&url=https%3A%2F%2Fportal.tcu.gov.br%2Flumis%2Fportal%2Ffile%2FfileDownload.jsp%3FfileId%3D8A8182A14D8D5AA6014D8D8277322DA6&usg=AOvVaw193ILcscn6zx280tCbOiyi
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho para comentar essa questão sobre Auditoria Operacional.
Bom, como o TCU não tem uma norma específica sobre Auditoria Operacional, o jeito é usar o Manual de Auditoria Operacional para essa questão. Segundo o Manual, temos os seguintes requisitos essenciais em um relatório:
Clareza - produzir texto de fácil compreensão para o leitor informado, No item g, o Manual afirma: prefira usar a ordem direta (sujeito, verbo, objeto e complementos), evitando orações intercaladas, parêntesis e travessões
Convicção - expor os achados e as conclusões com firmeza. Evite expressões que transmitam insegurança e dúvida para o leitor, como “salvo melhor juízo" ou “parece que".
Concisão - produzir texto que não seja mais extenso do que o necessário para transmitir a mensagem e fundamentar as conclusões (ISSAI 3000/5.2, 2004). Por concisão, deve-se dar preferência a citações indiretas no lugar de longas transcrições de textos originais, resumindo-se as informações que se deseja transmitir.
Exatidão - Exatidão - garantir que todas as informações apresentadas sejam precisas e corretamente registradas. Além disso, o relatório deve informar sobre a qualidade dos dados e o grau de precisão das estimativas. Imprecisões podem prejudicar a imagem do órgão de controle.
Relevância - expor apenas o que tem importância,
considerando os objetivos da auditoria.
Tempestividade - cumprir o prazo previsto para elaboração do relatório, sem comprometer a qualidade
Objetividade - Objetividade - produzir texto imparcial, equilibrado e neutro. No item e, o Manual afirma: e) as fatos devem ser apresentados separadamente das opiniões.
Vamos às alternativas:
a) Incorreta. Orações intercaladas, parêntesis e travessões devem ser evitadas.
b) Incorreta. Expressões como “salvo melhor juízo" ou “parece que" devem ser evitadas.
c) Correta. Conforme definição de concisão do Manual.
d) Incorreta. A alternativa descreve o requisito da Exatidão (e não o da relevância).
e) Incorreta. Pela objetividade, os fatos devem ser apresentados separadamente das opiniões.
Gabarito do professor: C