SóProvas


ID
3453991
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Lei n.º 13.146/2015, que institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência), define que a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e considerará o(s)

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

     

    § 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:       (Vigência)

     

    I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;

     

    II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;

     

    III - a limitação no desempenho de atividades; e

     

    IV - a restrição de participação.

     

    § 2º O Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência.        (Vide Lei nº 13.846, de 2019)

  • Facilitando a memorização:

    S.P.P

    Socioambientais, Psicológicos e Pessoais;

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito letra D.

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    § 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará: 

    I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;

    II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;

    III - a limitação no desempenho de atividades; e

    IV - a restrição de participação.

  • A questão cobra o conhecimento dos critérios que são considerados na avaliação da deficiência, nos termos da Lei 13.146/2015.

    Letras A, B, C e E (ERRADAS) - Essas alternativas trazem reflexos da capacidade civil plena da pessoa com deficiência, e não critérios de avaliação da deficiência, que é o que a questão pede. Veja:

    Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para: I - casar-se e constituir união estável; (LETRA E); II - exercer direitos sexuais e reprodutivos; (LETRA A); III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar; (LETRA B); V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; (LETRA C)

    Letra D (CORRETA) - Art. 2º, § 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará: I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; III - a limitação no desempenho de atividades; e IV - a restrição de participação.

    GABARITO: LETRA D

  • A Lei n.º 13.146/2015, que institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência), define que a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e considerará o(s) fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.

  • As afirmativas A,B e D tratam da capacidade civil da pessoa com deficiência .

    Ela pode :

    casar

    constituir união estável,

    possui direitos sexuais e reprodutivos

    decidir o número de filhos

    conservar sua fertilidade

    dentre outros.

    A afirmativa que trata da avaliação psicossocial é a letra C, citada no art. 2º

    • os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo
    • os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais
    • a limitação no desempenho de atividades e
    • restrição de participação