-
a) Entrevista diretiva: entrevistas não determinam as questões a serem respondidas, mas determinam o que o entrevistador como entrevistador deve dirigir a entrevista para obter as respostas desejadas. Determina o tipo de resposta desejada, mas perguntas ficam a critério do entrevistador.
Fonte: Apostila Carlos Xavier - Estratégia Concursos
-
A descrição e a análise de cargos funcionam como o mapeamento do trabalho realizado na organização. Um programa de descrição e análise de cargos produz subsídios para o recrutamento e a seleção de pessoas, para a identificação das necessidades de treinamento, elaboração de programas de treinamento, para o planejamento da força de trabalho, avaliação de cargos e critérios de salários, avaliação do desempenho, etc. Quase todas as atividades tradicionais de RH estão baseadas em informações fornecidas pela descrição e análise de cargos.
Gestão de Pessoas - O novo papel dos recursos humanos nas organizações - Idalberto Chiavenato - 4ª Ed.
Gabarito: E
-
a) A entrevista estruturada e não diretiva
-
C) No processo de recrutamento interno, a transferência com promoção é considerada um tipo de movimentação vertical
Correção: No processo de recrutamento interno, a transferência com promoção é considerada um tipo de movimentação diagonal;
-
Tipos de entrevistas:
a) Entrevista TOTALMENTE PADRONIZADA: É a entrevista estruturada e com um roteiro preestabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas e fechadas. Por essa razão, perde profundidade e flexibilidade e torna-se limitada.
b) Entrevista PADRONIZADA APENAS NAS PERGUNTAS: É a entrevista com perguntas previamente elaboradas, mas que permitem resposta aberta, ou seja, resposta livre por parte do candidato. O entrevistador se baseia em uma listagem (check-list) de assuntos a questionar e colhe as respostas ou informações do candidato.
c) Entrevista DIRETIVA (PADRONIZADAS APENAS NAS RESPOSTAS): É a entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador. É aplicada para conhecer certos conceitos pessoais dos candidatos e que demandam certa liberdade para que o entrevistador possa captá-los adequadamente. O entrevistador precisa saber formular as questões de acordo com o andamento da entrevista para obter o tipo de resposta ou informação requerida. A entrevista diretiva é uma entrevista de resultados.
d) Entrevista NÃO-DIRETIVA: É a entrevista totalmente livre e que não especifica nem as questões e nem as respostas requeridas. É também denominada entrevista exploratória, informal ou não-estruturada.
-
Recrutamento INTERNO: É quando, havendo determinada vaga, a empresa procura preenchê–la através do REMANEJAMENTO DE SEUS EMPREGADOS, que podem ser promovidos (movimentação vertical), ou transferidos
(movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal).
-
GAB E
A implantação de políticas e práticas de análise e descrição de cargo é primordial para o bom funcionamento da área de gestão de pessoas, pois, por meio deste sistema, é possível subsidiar o funcionamento de todos os outros sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança no trabalho e remuneração e benefícios.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)