SóProvas


ID
3455104
Banca
VUNESP
Órgão
ESEF - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 10 de outubro de 2019, a mídia brasileira anunciava que o mineiro Vamberto Luiz de Castro, de 62 anos, era o primeiro paciente a receber um tratamento totalmente individualizado contra câncer, que foi desenvolvido no Brasil pelo Centro de Terapia Celular (CTC-FAPESP-USP) do Hemocentro de Ribeirão Preto, ligado ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

(Veja. Disponível em https://bit.ly/2pVJAPM. Acesso em 15.10.2019. Adaptado)


Conhecido como CAR-T, o método associa a

Alternativas
Comentários
  • Conhecido como CAR-T, o método é totalmente personalizado e associa a imunoterapia à engenharia genética. Ao contrário dos medicamentos disponíveis atualmente, cada dose é customizada para o paciente e, para isso, há uma logística complexa.

    A confecção do tisagenlecleucel consiste em retirar as células de defesa do sangue do próprio doente e modificá-las em laboratório. Uma vez alteradas, as células, mais potentes, são reintroduzidas no paciente. Assim, elas se tornam capazes de reconhecer e destruir o tumor de forma mais eficaz

  • O mineiro Vamberto Luiz de Castro, de 62 anos, é o primeiro paciente a receber um tratamento totalmente individualizado contra câncer. O tratamento consiste na técnica mais arrojada já empregada na oncologia e foi totalmente desenvolvido no Brasil. Conhecido como CAR-T, o método é personalizado e associa a imunoterapia à engenharia genética.

  • O texto de apoio aborda importante avanço científico na luta contra o câncer no Brasil. O enunciado questiona qual o funcionamento do método descrito.

    Análise das alternativas:

    A) Ao citar o tratamento "totalmente individualizado" já se tem a pista de que se trata de engenharia genética que depende do código genético do paciente para seu funcionamento adequado. ALTERNATIVA CORRETA.


    B) O uso de radiação é tradicional e não representa avanço como o descrito no texto.


    C) Ambos são métodos tradicionais de tratamento.

    D) O tratamento foi desenvolvido no Hemocentro que se dedica ao estudo envolvendo o sangue o que descarta a princípio o uso de radiação e fala a favor de tratamento imunológico. 

    E) Sem a menção ao tratamento genético é complexo avaliar um método como totalmente individualizado como descrito no texto.

    Considerações finais:

    Grandes avanços científicos como o descrito no texto devem ser observados com atenção sobretudo, quando ocorrem no Brasil ou envolvem pesquisadores brasileiros pelo mundo.

    GABARITO: A.
  • Tem q ficar atento ao comando da questão quando se trata de atualidades, pois ele já contêm ou a resposta, ou uma informação muito importante para obtê-la.

    Nesse caso, a informação foi o local que desenvolveu o tratamento. Centro de Terapia Celular.

    Celular implica engenharia genética

  • Outra dica para uma questão desta seria o trecho "totalmente individualizado"

    a unica alternativa que fala condiz com o trecho sera a que contem engenharia genética