O presidente Jair Bolsonaro recebeu a presidência pro tempore (rotativa) do Mercosul. O posto foi oficializado no término da 54ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Santa Fé, na Argentina, na quarta-feira (17/07/2019). O tom do discurso do presidente brasileiro para os colegas-membros e os associados foi de enxugar a estrutura, numa linha de modernização do grupo. O recado é: gastar menos com os ritos da presidência pro tempore. A meta é dar mais racionalização ao bloco. Bolsonaro assume com o recém-lançado acordo com a União Europeia e ainda com temas como o fim do roaming internacional nas ligações de telefonia móvel na região. Além do anfitrião Maurício Macri, também passaram pela cúpula os presidentes do Uruguai, Tabaré Vázquez, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e os presidentes dos dois estados associados: Sebastián Piñera (Chile), e Evo Morales (Bolívia).
Fonte :
https://www.jornaldocomercio.com/. Acesso 21/05/2020
A questão pede que seja apontada, entre as alternativas, aquela que destaca um dos temas debatidos pelos Chefes de Estado nesta 54ª Cúpula , ocorrida em julho de 2019
A) INCORRETA - A Venezuela já está suspensa desde 2016.
B) INCORRETA – Não existe ainda este debate no âmbito do Mercosul. Especialistas no tema dizem, incluso, que o Mercosul ainda não tem condições de estabelecimento de uma moeda comum.
C) CORRETA - Esse acordo entre União Europeia e Mercosul vinha sendo debatido há quase 20 anos. Embora tenha-se efetivado no governo Bolsonaro, é, na verdade, uma vitória da diplomacia brasileira.
D) INCORRETA - A própria formação do Mercosul significa a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente. Este NÃO é tema de debate.
E) INCORRETA – A política ambiental conjunta entre os participantes do Mercosul é tema antigo, com projetos e propostas anteriores à esta reunião.
RESPOSTA CORRETA : ALTERNATIVA C