-
Analisando as alternativas, temos:
I - A estrutura e a alvenaria devem estar totalmente executadas, a fim de minimizar as tensões de deformações imediatas, recalques admissíveis nas fundações, retrações de argamassa de assentamento das alvenarias entre outras. Correto.
II - O assentamento das placas cerâmicas só deve ocorrer após um período mínimo de 7 dias de cura do emboço e/ou da argamassa de regularização. Errado. >> O assentamento das placas cerâmicas só deve ocorrer após um período mínimo de cura da base ou do contrapiso. No caso de não se empregar nenhum processo de cura, o assentamento deve ocorrer, no mínimo, 28 dias após a concretagem da base ou 14 dias após a execução do contrapiso.
III - A argamassa de regularização poderá conter cimento e gesso, evitando uma reação expansiva quando em contato com a água. Errado. >> A argamassa de regularização deverá conter cimento e areia, com traços 1:5 ou 1:6.
IV - A argamassa de regularização deve atender às especificações da NBR 7200, e no que se refere à espessura, às especificações da NBR 13749, não devendo ultrapassar 3,0cm; caso isso ocorra devido ao desaprumo da edificação, deve-se realizar mais de uma camada, com aplicação de tela entre elas. Correto.
GAB. A
Avante!
-
Já percebi em outras questões que sempre há uma confusão com relação ao números de dias entre o emboço e o assentamento de revestimento cerâmico e agora eu também fiquei confusa.
De acordo com a NBR 13.753, no item 5.5.4 :
O contrapiso deve ser executado com antecedência mínima de 7 dias em relação ao assentamento do revestimento cerâmico, visando diminuir o efeito da retração da argamassa sobre o piso cerâmico a ser executado.
Mas em contrapartida, o item 4.1.3 diz:
(...) No caso de não se empregar nenhum processo de cura, o assentamento deve ocorrer no mínimo 28 dias após a concretagem da base ou 14 dias após a execução do contrapiso.
E ainda, em um PDF do Estratégia Concursos diz:
Somente depois de transcorridos no mínimo 21 dias da aplicação do emboço, poderão ser iniciados os trabalhos de assentamento do revestimento cerâmico.
e agora José? rsrs alguém pode dizer depois de quantos dias afinal pode ser assentado o revestimento????
-
Essa questão, na minha opinião, deveria ser anulada;
Ela não fala se é revestimento cerâmico de paredes internas ou externas ou de piso.
Lembrando que temos normas específicas para cada uma delas e os valores e prazos mudam!
Um exemplo: na segunda alternativa -
- se for parede interna: cura do emboço 7 dias. Se for demais bases - 14 dias.
- se for parede externa - 14 dias!!!
- se for piso - 28 dias após a concretagem da base ou 14 dias após a execução do contrapiso.
Cuidado para não confundir com revestimento em argamassa que os prazos são outros.
*Obs. camada de regularização também tem em paredes! Não é só em pisos.