SóProvas


ID
3457792
Banca
Prefeitura de Catas Altas - MG
Órgão
Prefeitura de Catas Altas - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Entre as alterações que podem ocorrer durante um tratamento odontológico destaca-se a toxidade anestésica, que é causada principalmente por um alto nível plasmático de anestésico, seja por injeção intravascular acidental ou repetidas infiltrações. O anestésico local gera uma reação bifásica no sistema nervoso central: excitação seguida por depressão. Reconhecer e diagnosticar rapidamente esse quadro é fundamental para a boa condução e prevenção do agravamento de potenciais pioras.

São sinais subjetivos iniciais desse quadro, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A ação dos sais anestésicos sobre o SNC pode ser dividida em duas etapas. Na primeira, ocorre estimulação, manifestada por ansiedade, inquietação, nervosismo, fala incessante e descontrolada, desorientação e confusão mental, vertigem, visão dupla, gosto metálico, tremores e convulsão. Na segunda etapa, ocorre a depressão do SNC, caracterizada por sonolência, inconsciência e depressão respiratória. Nesta última, também podem ocorrer náusea, vômito, calafrios, presença de zumbidos e contração das pupilas (miose). TEXTO COPIADO E COLADO DO CAP 12 DO ANDRADE. TINITUS- Zumbido auditivo. De acordo com Andrade, o zumbido auditivo ocorre na segunda fase, no período de depressão induzida por doses tóxicas de AL. Portanto, ao meu ver, esse deveria ser o gabarito, já que o enunciado se refere aos sinais iniciais. o gabarito dado foi tremores, porém como descrito acima, tremores fazem parte da fase inicial de excitação induzida por doses tóxicas de AL.
  • a questão pede pra marcar a alternativa que NÃO é um sinal SUBJETIVO, sendo assim a resposta correta é Tremores. Todos os outros são subjetivos, percebido apenas pelo próprio paciente

  • Esta questão deveria ser revista:

    A ação dos AL sobre o SNC pode ser dividida em duas etapas. Na primeira, ocorre estimulação, manifestada por ansiedade, inquietação, nervosismo, fala incessante e descontrola da desorientação e confusão mental, vertigem, visão dupla, gosto metálico, tremores e convulsão. Na segunda etapa, ocorre a depressão do SNC, caracterizada por sonolência, inconsciência e de pressão respiratória. Nesta última, também po dem ocorrer náusea, vômito, calafrios, presença de zumbidos e contração das pupilas (ANDRADE; RANALI. Emergências Médicas em Odontologia, 2011)