SóProvas


ID
3458455
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da evolução da administração, julgue o item.


Segundo a abordagem humanística da administração, o comportamento dos grupos sociais não sofre influência do estilo de supervisão e liderança.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Com a abordagem humanística, a teoria administrativa passa por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. A Abordagem Humanística faz com que a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios de Administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais – dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos. A abordagem humanística ocorre com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir da década de 1930. Ela surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia e, em particular, a Psicologia do Trabalho.

    Com a Teoria das Relações Humanas, surge uma nova concepção sobre a natureza do homem: o homem social, que se baseia nos seguintes aspectos:

    1. Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotadas de sentimentos, desejos e temores. O comportamento no trabalho – como o comportamento em qualquer lugar – é uma consequência de muitos fatores motivacionais.

    2. As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com que interagem. Dificuldades em participar e em se relacionar com o grupo provocam elevação da rotatividade de pessoal (turnover), abaixamento do moral, fadiga psicológica, redução dos níveis de desempenho etc.

    3. O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança. O supervisor eficaz é aquele que possui habilidade para influenciar seus subordinados, obtendo lealdade, padrões elevados de desempenho e alto compromisso com os objetivos da organização.

    4. As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros. Os níveis de produção são controlados informalmente pelas normas do grupo. Esse controle social adota tanto sanções positivas (estímulos, aceitação social etc.) como negativas (gozações, esfriamento por parte do grupo, sanções simbólicas etc.).

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  

  • Questão versa sobre a Teoria da Relações Humanas.

    A Teoria das relações humanas possui a humanização da administração como um dos seus principais destaques.

    Seus autores trazem à tona o conceito de homem social e com ele a preocupação com a comunicação, motivação e liderança dos trabalhadores de uma organização. Neste modelo teórico, as características individuais dos membros de uma organização impactam no ambiente de trabalho (o que, obviamente, inclui o estilo de liderar e supervisionar). Características de liderança nos supervisores são enfatizadas, espera-se que tais líderes possam influenciar positivamente seus liderados.

    GABARITO: ERRADO

  • Vamos analisar a questão:

    A Abordagem Humanística de Administração ou a Teoria das Relações Humanas foi desenvolvida nos Estados Unidos em oposição à Teoria Clássica de Henri Fayol. A Teoria das Relações Humanas tem como seu maior expoente Elton Mayo (1880 – 1949). Para essa teoria, as relações humanas e os aspectos emocionais são influenciadores do processo produtivo e possuem uma relação direta com a eficiência do trabalhador, com a autonomia e o controle sobre os cargos. 
    Segundo Elton Mayo, após uma experiência conduzida em 1927, em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago – EUA, os empregados de uma empresa precisam ser acolhidos enquanto membro de um grupo social e portador de necessidades psicológicas e sociais. Isso pode ser comprovado com as teorias sobre Motivação e Liderança que surgiram posteriormente, a exemplo dos estilos de liderança propostos por Kurt Lewin, os quais são: líder autoritário, líder democrático e líder liberal.
    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois segundo a Abordagem Humanística de Administração, o comportamento dos grupos sofre constante influência dos estilos de liderança e de supervisão adotados sobre os empregados.


    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".
  • Colegas, segue o link para nos manifestarmos oficialmente sobre a PEC 32/2020 que trata sobre a Reforma Administrativa.

    Acessem a página da Câmara e cliquem em "Discordo Totalmente": forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083/resultado

    Após se manifestarem no site oficial da Câmara, compartilhem com o máximo possível de amigos e familiares ;)

    #NAOAREFORMAADMINISTRATIVA

    #ESTABILIDADESIM

    #NAOATERCEIRIZACAO