SóProvas


ID
3458590
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do orçamento público, julgue o item.


Consideram‐se como Restos a Pagar processados as despesas liquidadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro.

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito Correto

    São Restos a Pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente. Distingue-se dois tipos de restos a pagar: os processados (despesas já liquidadas); e os não processados (despesas a liquidar ou em liquidação).

  • Decreto 93872/86

    Art . 67. Considerem-se Restos a Pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas ().

    § 1º Entendem-se por processadas e não processadas, respectivamente, as despesas liquidadas e as não liquidadas, na forma prevista neste decreto.

  • Essa questão versa sobre a definição de Restos a Pagar.


    De acordo com o MCASP, são Restos a Pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.


    Ocorre, que os Restos a Pagar se dividem em Processados e não Processados. Vejamos:


    Restos a Pagar Processados (RPP): referem-se a despesas empenhadas e não pagas no encerramento do exercício que já percorreram a fase de liquidação.


    Restos a Pagar Não Processados (RPNP): referem-se a despesas empenhadas e não pagas no encerramento do exercício e que NÃO percorreram a fase de liquidação (ou seja, despesas a liquidar ou em liquidação).


    Notem que a definição de Restos a Pagar processados está compatível com o comando da questão, portanto, ela está certa.


    Gabarito do Professor: CERTO.