SóProvas


ID
3459163
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cambé - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Baseados na Obra de Paulo Dalgalarrondo – Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, no que se refere às síndromes depressivas, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.



I. No episódio de depressão e transtorno depressivo maior os sintomas depressivos precisam estar evidentes (humor deprimido, anedonia, fatigabilidade), diminuição da concentração e da autoestima, ideias de culpa e inutilidade, distúrbios do sono e do apetite sendo que os sintomas devem estar presentes por pelo menos duas semanas e não mais que dois anos de forma ininterrupta.


II. O Transtorno Depressivo Persistente (e Transtorno Distímico) é a forma crônica da depressão, que dura pelo menos dois anos ininterruptos, e sua intensidade pode ser leve, moderada ou grave.


III. Na depressão tipo melancólica ou endógena predominam os sintomas classicamente endógenos, podendo se apresentar como perda de prazer, incapacidade de sentir prazer ou falta de reatividade a estímulos (entre outros).


IV. Depressão psicótica ou depressão com sintomas psicóticos é uma depressão muito grave, na qual ocorrem, associados aos sintomas depressivos, um ou mais sintomas psicóticos, como delírio de ruína ou culpa, delírio hipocondríaco ou de negação dos órgãos.


V. A depressão ansiosa ou agitada é marcada por sintomas da ansiedade, tensão e inquietação motora. Nesse caso, a depressão é geralmente moderada ou grave e há um risco maior de suicídio.

Alternativas
Comentários
  • Dalgalarrondo, pág: 347 a 350.

  • Questão difícil ao meu ver. Há um volume de informações significativo e sutilezas conceituais que podem induzir ao erro. Todas as alternativas têm a aparência de corretas e, embora realmente estejam corretas, esse fator pode levar alguns a "procurar pelo em ovo" e acabar errando.

  • Segundo Dalgalarrondo o Transtorno Depressivo Distímico (Distimia) Trata-se de uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve, muito duradoura.

    Não diz que pode ser moderado ou grave

    Fonte: Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais - 2018

  • Há erros conceituais nesta questão, poderia ter sido anulada. Em Dalgalarrondo (2019, p. 617) encontramos que a distimia é transtorno depressivo crônico de intensidade LEVE; as outras formas crônicas de depressão têm intensidade de moderada a grave. Cito: Um grupo de pacientes desenvolve a forma crônica de depressão, muito duradoura (pelo menos dois anos ininterruptos), que pode ser de intensidade leve (distimia) ou de moderada a grave.

  • O multiplicador Haavelmo (gastos financiados por tributação: orçamento equilibrado) aumenta, SIM, o produto no mesmo quantum da elevação dos gastos públicos. O gabarito dessa questão deveria ser "certo"