Para responder essa questão, deve-se indicar a alternativa que completa corretamente o trecho citado no enunciado, de autoria de Javier Onrubia.
A) acaba por levar o aluno menos experiente ou competente a considerar-se rejeitado pelo seu professor."
ERRADO – De acordo com o autor, o fato de participar de uma tarefa conjuntamente com um colega mais competente ou experiente provoca reestruturações e mudanças nos esquemas de conhecimento do aluno que tornarão possível uma posterior atuação independente.
B) é um procedimento dispensável, porque só a ajuda do professor assegura independência ao aluno menos competente."
ERRADO – Segundo o autor, a ajuda de um colega mais competente ou experiente na realização de uma tarefa provoca reestruturações e mudanças nos esquemas de conhecimento do aluno, que tornarão possível uma posterior atuação independente.
C) constitui uma prática a ser rejeitada, pois o aluno menos competente sente-se inferiorizado diante de um parceiro superior a ele."
ERRADO – Conforme o autor, o ensino como ajuda ajustada sempre pretende, a partir da realização, compartilhada ou apoiada, de tarefas, incrementar a capacidade de compreensão e atuação autônoma do aluno. E aquilo que o aluno realizar com ajuda, poderá realizar de maneira independente mais tarde.
D) pode, em geral, dificultar a formação dos esquemas de conhecimento que proporcionam o trabalho independente do aluno com dificuldades."
ERRADO – O autor defende a criação de zonas de desenvolvimento proximal para que, nelas, seja oferecida a ajuda pedagógica ajustada.
E) é, precisamente, o que provoca as reestruturações e as mudanças nos esquemas de conhecimento que tornarão possível essa atuação independente."
CORRETO - Conforme Onrubia, em seu artigo “Ensinar: criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir" (in Coll, 1999), o princípio da ajuda pedagógica pressupõe uma intervenção didática ajustada à atividade construtiva dos alunos, a cada etapa do processo de aprendizagem. Nesse sentido, a repetição de um único método de ensino não é capaz de atender às necessidades de ajuda de todos os alunos ao mesmo tempo, uma vez que a atividade construtiva deles é diversa. Ele defende a criação de zonas de desenvolvimento proximal para que, nelas, seja oferecida a ajuda pedagógica ajustada.
O autor enfatiza que “aquilo que o aluno realizar com ajuda, em determinado momento, poderá realizar de maneira independente mais tarde, e que o fato de participar da tarefa conjuntamente com um colega mais competente ou experiente é, precisamente, o que provoca as reestruturações e as mudanças nos esquemas de conhecimento que tornarão possível essa atuação independente."
Fonte: ONRUBIA, J. Ensinar: criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir. In, César Coll; Elena Martín; Teresa Mauri, entre outros. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1999.
Portanto, a letra E é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra E.