SóProvas


ID
3459877
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Moura (2010) afirma que “A Educação de hoje precisa atender a uma clientela que exige e que também é exigida cada vez mais. Pois, o mundo está mudando e, consequentemente, a educação deve inserir-se nessa mudança a fim de não perder sua finalidade”. Partindo dessa consideração, a autora critica o trabalho pedagógico com objetivos e conteúdos pré-fixados, pré-determinados, apresentando uma sequência regular, prevista e segura, aplicando fórmulas ou regras. Para ela, é necessário um trabalho pedagógico no qual o ensino-aprendizagem se realize mediante um percurso nunca fixo, ordenado, mas que se abra para o desconhecido, para o não determinado, que tenha flexibilidade para a reformulação das metas e dos percursos à medida que as ações intencionadas evidenciam novos problemas e dúvidas. O que Moura propõe recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • Pedagogia de Projetos.

  • Pedagogia de Projetos pode ser definida como um método no qual a classe se ocupa em atividades proveitosas e com propósitos definidos. ... No trabalho com projetos o próprio aluno constrói o conhecimento. O professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos.

  • Essa questão aborda conhecimentos sobre o trabalho pedagógico. O candidato deve indicar a alternativa que apresenta o nome do trabalho pedagógico proposto pela autora Daniela Pereira Moura. 

    A) Didática de Freinet. 
    ERRADO - A pedagogia de Freinet tem como princípios e objetivos básicos a autonomia e a cooperação. Tem o trabalho/jogo como atividade fundamental, baseada na crença de que o desejo de conhecer mais e melhor nasce de uma situação de trabalho concreta e problematizadora. A prática pedagógica parte das necessidades da criança, como a livre expressão, comunicação, pesquisa (criar, agir, conhecer), organização e avaliação. Com seus alunos, Freinet desenvolveu variadas práticas pedagógicas, que tinham como objetivo aproximar a escola da vida. Como exemplos, temos as aulas-passeio, o Livro da vida, a imprensa escolar, entre outras. 

    B) Método Montessori. 
    ERRADO - O método Montessori tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da vida da criança, de maneira profunda e integral. Fundamentado na observação, o método Montessori dá suporte ao desenvolvimento infantil, incluindo aspectos cognitivos, sociais, emocionais, de conteúdo e de desenvolvimento cerebral. A educação deve ser desenvolvida com base na evolução da criança, e não o contrário. 

    C) Método da Descoberta. 
    ERRADO – O método ou pedagogia da descoberta privilegia a curiosidade do aluno e o papel do professor como instigador dessa curiosidade. Inspirado nas ideias de Jerome Bruner, o método visa fazer com que os alunos realizem descobertas de maneira ativa e construtiva. Para o teórico, a aprendizagem não deve se limitar à memorização mecânica. Nessa proposta pedagógica, os alunos são colocados frente a uma situação-problema e são estimulados a descobrir uma solução. Tal estratégia visa conduzir os estudantes à reflexão sobre a situação que enfrentam e ao desenvolvimento de sua capacidade de solucionar problemas. 

    D) Pedagogia da Pergunta. 
    ERRADO – A pedagogia da pergunta tem como princípio que o conhecimento é construído a partir de uma curiosidade ou pergunta. Na obra “Por uma Pedagogia da Pergunta", os autores Paulo Freire e Antonio Faundez propõem um ensino mediado pelo diálogo, onde educador e educando buscam juntos o conhecimento, promovendo uma educação para a libertação. Nessa perspectiva, as perguntas possuem um papel mediador, sendo o ato de perguntar, ou a própria pergunta, princípios de conhecimento. Assim, ao invés de reprimir, há uma necessidade de estimular permanentemente a curiosidade do aluno, através do ato de perguntar. 

    E) Pedagogia de Projetos. 
    CORRETO - De acordo com Moura (2010), a Pedagogia de Projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada na formação global dos alunos. O trabalho por projetos visa promover uma formação integral que contribua não só para a vida escolar, como também para a vida social do educando. Constitui uma postura pedagógica que apoia as aprendizagens em situações reais, estimulando a atividade globalizada e o trabalho colaborativo. A autora coloca que, para o trabalho nessa perspectiva, é necessário que haja uma alteração profunda na forma de compreensão e organizar o conhecimento, com a redefinição dos conteúdos escolares, dos tempos, espaços e processos educativos, bem como do agrupamento de alunos. Portanto, a Pedagogia de Projetos abarca uma visão diferente de conhecimento e currículo. Permite a aproximação entre a identidade, as experiências dos alunos e os conteúdos, bem como entre os conteúdos escolares, os conhecimentos e saberes produzidos no contexto social e cultural, e os problemas que dele emergem. A Pedagogia de Projetos implica o desenvolvimento de atividades práticas, estratégias de pesquisa, análise, interpretação e representação, englobando conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais. Um dos aspectos mais importantes no trabalho com projetos, é a possibilidade de o aluno desenvolver uma atitude ativa e reflexiva frente às suas aprendizagens e ao conhecimento, uma vez que passa a compreender o sentido do conhecimento para a compreensão do mundo, para a vida. 

    Fonte: MOURA, Daniela Pereira. Pedagogia de Projetos: Contribuições para Uma Educação Transformadora, 2010. 
    FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 

    Portanto, a letra E é a resposta correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Pedagogia de projetos é um método que ensina por meio da experiência. Essa metodologia propõe que o estudante se conecte a um projeto de pesquisa e que se interesse por ele. Aqui, o papel do  é o de favorecer o  com base em descobertas surgidas das pesquisas realizadas sob sua orientação. É uma metodologia alternativa à qual a escola pode recorrer para formar cidadãos independentes, críticos e participativos. Quando a escola propõe uma abordagem baseada em projetos, incentiva uma visão interdisciplinar do conhecimento, além de estimular o aprendizado por meio da experiência e o desenvolvimento da autonomia de seus alunos. 

    A Pedagogia de projetos estimula o pensamento crítico, que contribui para formar indivíduos autônomos e socialmente ativos.