-
Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. O primeiro Periférico criado foi por um cientista chamado Philipe Brusk .Os exemplos de periféricos sao: impressoras,digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.
Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função periférica.
Existem vários tipos de periféricos:
- De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
- De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);
- De processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou;
- De entrada e saída (ou mistos): enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.
- De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc).
- Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.
-
Não entendi essa questão, pois DRIVER é um software.
Softwate é considerado um periférico? Alguém pode explicar?
Obrigada.
-
Concordo com o colega acima, eles erraram no termo usado, o certo seria "drive".
-
Letra D?
O questionamento é o mesmo dos demais colegas. Drive é um hardware, uma unidade de disco removível, driver é um software, um tradutor para o sistema operacional se comunicar com o equipamento.
-
Concordo plenamente. Questão sem resposta!!!
-
Disco rígido (hard drive), é a parte do computador que armazena dados. O disco rígido é uma memória não-volátil;as informações não são perdidas quando o computador é desligado. Nos OS mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, por virtual memory management. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS.
-
Diferenças:
Drive
Em resumo, um drive é um componente físico da sua máquina que serve como uma unidade de armazenamento. Internamente, temos os clássicos drives de CD, DVD e Blu-ray, assim como alguns que caíram ou estão caindo em desuso, como o compartimento de disquete. Isso sem se esquecer do mais importante de todos: o disco rígido (HD).
Driver
Em uma tradução ao pé da letra, “driver” significa motorista — e é essa mesmo a função de um driver em um computador. Ele atua como um verdadeiro controlador, transmitindo e interpretando dados entre o sistema operacional e uma peça de hardware.
Por exemplo, uma placa de vídeo off-board incrementa a capacidade de processamento gráfico de um computador. Assim sendo, ela tem suas próprias diretrizes e recursos que precisam ser identificados pelo sistema operacional. E é aí que entram os drivers.
Eles atuam nessa etapa da comunicação, integrando máquina e periféricos. Funcionam como softwares que traduzem os comandos dos hardwares para o sistema, possibilitando que os dispositivos trabalhem corretamente.
Não existe resposta para a questão, totalmente anulável. Questão mal elaborada.
Bons estudos.
-
DRIVER X DRIVE
DriveRs são pequenos PROGRAMAS que fazem a comunicação entre o Sistema Operacionalde sua máquina e o Hardware. São softwares, programas, que rodam de forma bastante integrada ao sistema operacional. Geralmente eles não têm interface gráfica, tela, diferente dos outros programas (editor de texto, fotos, navegador de internet, etc). Eles funcionam e você nem se lembra deles (geralmente só se lembra quando não estão funcionando). Você nunca verá um driver na sua vida. Isso porque um driver é um software e não um objeto físico. Você pode até ver um disco como CD ou DVD contendo drives, mas nunca um driver.
Drive Dentro da informática, Drive é aquele dispositivo utilizado para fazer a leitura de algum meio externo, como, por exemplo um CD, um DVD e até mesmo um disco rígido. É um dispositivo físico, ou seja, é um hardware, e você pode visualizá-lo instalado no computador mesmo com ele desligado.
-
Nos resta saber qual foi a justificativa da ESAF quanto ao gabarito dessa questão. Afinal, não há resposta convincente. Eu em!
-
Questao errada
Nem respondi a questao por que nao tive "olhos" para ver que a questao se referia a DRIVE e nao DRIVER...logo me perdi todo
-
Como citado anteriormente, DRIVER é diferente de DRIVE.
-
essa resposta da ESAF não me foi satisfatória, se vocês observarem, a questão fala de periféricos e nas respostas de driver, ou seja software do pc para guiar o drive, eles erraram na correção
-
ufffffa!! pensei que estivesse ficando louco. realmente nem respondi pq tava sem entender nada.
Driver - SOFTWARE
Drive - HARDWARE
Uma banca como a ESAF não poderia fazer isso.
Lamentável
-
Prezados,
O termo periférico se aplica a qualquer equipamento acessório
que seja ligado a CPU, ou num sentido mais amplo, ligado ao computador.
Temos periféricos de entrada, que basicamente enviam
informação para o computador ( teclado, mouse, scanner )
Temos periféricos de saída , que transmitem informação para
fora do computador ( monitor, impressora, caixa de som )
E também temos periféricos mistos, que funcionam como entrada
e saída, como um monitor touchscreen, um drive de CD/DVD.
A alternativa A está errada pois um software de controle de
disco rígido não é periférico.
A letra B está errada pois o Sistema operacional e a placa
mãe não são periféricos.
A letra C está errada pois a memória ROM e um processador de
textos não são periféricos.
A letra E está errada pois a memória principal , a placa mae
e o software de fax modem não são periféricos.
A alternativa correta é a letra D
-
Q51968
A parte palpável, a qual pode-se tocar e ver, o equipamento propriamente dito incluindo os periféricos de entrada e saída de um computador, é também conhecida como: HARDWARE
Parte inferior do formulário
Q727776
DISPOSITIVOS DE SAÍDA
DA MÁQUINA PARA O HOMEM
- MONITOR (sem função touch)
- IMPRESSORA
- CAIXAS DE SOM
- PLACA DE VÍDEO
- PROJETORES MULTIMÍDIA DATA SHOW
DISPOSITIVOS DE ENTRADA
PASSA INFORMAÇÃO PARA A MÁQUINA
- Mouse
- Teclado
- Scanner
- Web cams
- Mesa digitalizadora
- Microfone
- Touchpad (em notebooks)
- Drives de CD, DVD ou Blu-ray (somente leitura)
- Leitor de código de barras
DISPOSITIVOS DE ENTRADA e SAÍDA
- MONITOR TOUCHSCREEN Monitores sensíveis ao toque
- MULTIFUNCIONAIS (que acumulam impressora e scanner, por exemplo)
- DRIVES LEITORES e gravadores de mídias óticas (DVD, Blu-Ray);
- PENDRIVES
- MODEM
- PLACA DE REDE
VIDE Q51964 Monitor touchscreen, cds, dvds, modens e placas de rede.
FCC: modem, monitor touchscreen e drive de DVD
-
essa questão não faz sentido algum