SóProvas


ID
3460933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

   Foi solicitado ao psicólogo de determinada instituição jurídica avaliar um caso de alienação parental em que a mãe faz uso abusivo de substâncias psicoativas.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que  segue. 

Se a substância em questão for o álcool, o AUDIT (alcohol use disorders identification test) é o instrumento indicado para a rápida avaliação da gravidade do abuso dessa substância. 

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que está certo se não está no SATEPSI.

  • É uma testagem que avalia o nível de dependência da droga, Talia. Não um teste de psicodiagnostico/avaliação

  • O Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT) se configura como uma das medidas mais empregadas em todo o mundo para a identificação de grupos de risco e rastreamento do uso inadequado de álcool em amostras clínicas e da população geral (Meneses-Gaya, Zuardi, Loureiro, & Crippa, 2009; Rist, Glöckner-Rist, & Demmel, 2009; Selin, 2006; citado por SANTOS, 2012). Esse instrumento foi originalmente desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde no final da década de 1980, com base em um projeto que envolveu seis países (Austrália, Bulgária, Kênia, México, Noruega e Estados Unidos). O estudo contou com uma amostra de 1.888 participantes classificados, a partir de entrevistas prévias, em três grupos: "não bebedores" (36%), indivíduos abstêmios ou que consumiam bebida alcoólica até três vezes por ano; "bebedores" (48%), aqueles que consumiam álcool ao menos quatro vezes por ano; e "alcoolistas" (16%), pessoas com diagnóstico de alcoolismo, já submetidas ou que estavam em busca de tratamento especializado (Saunders, Aasland, Babor, Fuente, & Grant, 1993; citado por SANTOS, 2012).

    Os participantes responderam a um conjunto inicial de 150 perguntas que envolviam variáveis de caráter sociobiodemográfico, questões referentes à sua sintomatologia atual, história médica pregressa, consumo de álcool, uso de outras substâncias, reações psicológicas ao álcool, problemas relacionados ao álcool, história familiar de alcoolismo e autopercepção quanto a problemas com álcool. Com base em critérios, como, por exemplo, relevância clínica e cobertura dos domínios teóricos propostos para o AUDIT (frequência do consumo, dependência e consequências negativas do consumo de álcool), juntamente com a capacidade de generalização transcultural do conteúdo, seus proponentes chegaram à versão final composta por dez itens; sete voltados para avaliar o uso nocivo e a dependência de bebidas alcoólicas e três destinados à mensuração da quantidade e da frequência do consumo (Saunders e cols., 1993; citado por SANTOS, 2012).

    Segundo Rist, Glöckner-Rist, e Demmel (2009; citado por SANTOS, 2012), entre os instrumentos utilizados para avaliar o consumo abusivo de álcool, o AUDIT se destaca por sua sensibilidade para detectar a dependência e o consumo nocivo em amostras clínicas e por sua utilidade para identificar potenciais grupos de risco. Ainda que sua utilização tenha sido inicialmente combinada com processos clínicos de triagem, exames laboratoriais e avaliações físicas, a maioria dos estudos atuais o tem empregado como uma medida de triagem (screen) independente (Selin, 2006; citado por SANTOS, 2012). Ao longo dos últimos anos, algumas revisões sistemáticas da literatura têm evidenciado a pertinência de sua aplicação com grandes amostras e em contextos culturais distintos (Meneses-Gaya e cols., 2009; Rist e cols., 2009; citado por SANTOS, 2012). Na Suécia, por exemplo, o AUDIT tem sido utilizado em levantamentos nacionais (surveys) acerca do consumo de álcool desde a década de 1990 (Selin, 2006; citado por SANTOS, 2012).


    SANTOS, Walberto Silva dos et al . Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT): explorando seus parâmetros psicométricos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria.,  Rio de Janeiro ,  v. 61, n. 3, p. 117-123,    2012 .


    GABARITO: CERTO.
  • Esse instrumento é conhecido pelas iniciais de seu nome original em inglês: AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test) que, em português, significa “Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool”

    Características: 9 Avalia diversos níveis de uso de álcool, desde o não uso até a provável dependência; 9 Avalia o uso de álcool nos últimos 12 meses; 9 Pode ser utilizado por toda a equipe de saúde ou assistência social e em outros serviços; 9 Pode ser utilizado em forma de entrevista ou autoaplicação (o próprio paciente pode responder sozinho ao questionário); 9 Tempo de aplicação: 2 a 4 minutos; 9 Suas questões correspondem aos principais critérios diagnósticos da CID-10.

  • GABARITO: CERTO

  • alguém sabe um bom material sobre a descrição dos testes que caem na CESPE?