SóProvas


ID
3460942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    Foi solicitado ao psicólogo de determinada instituição jurídica avaliar um caso de alienação parental em que a mãe faz uso abusivo de substâncias psicoativas.

Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que  segue.

Em uma mesma categoria de drogas, as substâncias de ação mais curta, comparadas com as de ação mais prolongada, têm maior potencial de provocar quadros de abstinência.

Alternativas
Comentários
  • Questão poderia ser anulada. Não existe tal correlação na psicofarmacologia, drogas de abuso ou prescritas tanto de longa quanto de curta duração podem gerar quadros de abstinência graves, isso depende da posologia e cronicidade do uso, e não da intensidade e tempo de duração. Vide o álcool, por exemplo, uma das drogas recreativas de maior duração, a síndrome de abstinência dela é tão grave que pode ser letal, enquanto que a cetamina, fármaco depressivo (portanto, de mesma classe), usada recreativamente por seus fortes efeitos sedativos e dissociantes, não produz síndrome de abstinência na cessação de seu uso.
  • Em uma mesma categoria, as substância de ação relativamente curta tendem a ter um potencial mais alto para o desenvolvimento de abstinência do que aquelas de duração mais prolongada. Contudo, substâncias de ação mais prolongada tendem a apresentar abstinência de maior duração.
    A meia-vida da substância têm paralelos com os aspectos da abstinência: quanto mais prolongada a duração da ação, mais tempo entre a interrupção e o início dos sintomas de abstinência e maior a duração da abstinência. De modo geral, quanto maior o período agudo de abstinência, menos intensa tende a ser a síndrome (DSM-V, 2014).

    MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS: DSM-5. [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Ínes Corrêa Nascimento, et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordíoli, et al. - 5. ed. - Porto Alegre : Artmed, 2015.

    GABARITO: CERTO.
  • A questão fala de maior potencial, não anula os efeitos de ambas. Um exemplo: Cannabis e nicotina. A nicotina é rapidamente absorvida pelo organismo e rapidamente tem o seu efeito cessado, propiciando o desejo de experimentar a droga mais rapidamente, o que, por sua vez, promove mais neuroadaptacao. A maconha, por sua vez, demora mais a fazer efeito e este é prolongado, podendo durar até mais de um dia, claro que depende de quantidade, concentração de THC, etc. Além de ter maior probabilidade de abstinência, também há maior probabilidade de reincidência , o abandono de cigarro é mais difícil que de Cannabis. Ah, e é muito mais fácil viciar em cigarro que em maconha. ( fonte: escuta de psicodependentes).
  • GABARITO: CERTO

  • Questão extraída diretamente do DSM-V, na página 486, em que

    temos a descrição da duração dos efeitos dos Transtornos Relacionados a

    Substâncias e Transtornos Aditivos.

    Na literalidade do DSM-V:

    “Em uma mesma categoria de drogas, as substâncias de ação relativamente

    curta tendem a ter um potencial mais alto para o desenvolvimento de

    abstinência do que aquelas de duração mais prolongada. Contudo,

    substâncias de ação mais prolongada tendem a apresentar abstinência de

    maior duração. A meia-vida da substância tem paralelos com os aspectos da

    abstinência: quanto mais prolongada a duração da ação, mais tempo entre a

    interrupção e o início dos sintomas de abstinência e maior a duração da

    abstinência. De modo geral, quanto maior o período agudo de abstinência, menos

    intensa tende a ser a síndrome.”

  • Pode tirar como referência que o uso abusivo do álcool demora mais para gerar dependência do que o uso do Crack, Cocaína, OXI.

    GABARITO: CERTO