De acordo com o DSM-V:
Os transtornos mentais induzidos por substância/medicamento são potencialmente graves, geralmente temporários, mas às vezes desenvolvem-se síndromes persistentes do sistema nervoso central (SNC) no caso dos efeitos de substâncias de abuso, medicamentos ou de várias toxinas. Elas se distinguem dos transtornos por uso de substância, nos quais um grupo de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos contribui para o uso continuado de uma substância apesar dos problemas significativos relacionados a ela.
Os transtornos induzidos por substância/medicamento compartilham as seguintes características comuns:
A. O transtorno representa uma apresentação sintomática clinicamente significativa de um
transtorno mental pertinente.
B. Há evidências a partir da história, do exame físico ou dos achados laboratoriais de ambos:
1. O transtorno se desenvolveu durante, ou no prazo de um mês após, a intoxicação ou abstinência de substância ou da administração do medicamento; e
2. A substância ou o medicamento envolvido é capaz de produzir o transtorno mental.
C. O transtorno não é mais bem explicado por um transtorno mental independente (i.e., que não seja induzido por substância ou medicamento). Tais evidências de um transtorno mental independente podem incluir as seguintes:
1. O transtorno antecedeu o início de intoxicação ou de abstinência grave ou a exposição ao medicamento; ou
2. O transtorno mental completo persistiu durante um período considerável de tempo (p. ex., ao menos um mês) após cessar a abstinência aguda ou a intoxicação grave ou a administração do medicamento. Este critério não se aplica a transtornos neurocognitivos induzidos por substância nem ao transtorno persistente da percepção induzido por alucinógenos, os quais persistem após cessar a intoxicação ou a abstinência agudas.
D. O transtorno não ocorre exclusivamente durante o curso de delirium.
E. O transtorno causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS: DSM-5.
[American Psychiatric Association ; tradução: Maria Ínes Corrêa
Nascimento, et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordíoli, et
al. - 5. ed. - Porto Alegre : Artmed, 2015.
GABARITO: CERTO.
É sempre interessante diferenciar Síndrome de Transtorno.
Síndrome: A síndrome é um conjunto de vários sintomas que irão definir uma patologia ou uma condição. Esses sintomas, geralmente, têm diferentes causas.
Transtorno: os transtornos não têm uma única causa e podem ser resultado de déficits biológicos e/ou psicológicos. As alterações mentais — ou os transtornos — apresentam sintomas como o de uma doença.
Alguns exemplos são: transtorno de ansiedade, Transtorno de Espectro Autista — TEA, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — TDAH,
Fonte: https://institutoneurosaber.com.br/qual-a-diferenca-entre-sindrome-e-transtorno/