Gabarito: Certo.
Nesse caso, entendo que as chefias imediatas ao monitorar o desempenho estão cumprindo a função de linha da Gestão de Pessoas e os profissionais de psicologia, ao assessorar as chefias nesse monitoramento, estão cumprindo a função de staff.
Função de linha: Quem deve gerir pessoas ou equipes é o próprio gestor ou líder que tem a responsabilidade de lidar diretamente com seus colaboradores, tomar decisões a respeito deles, definir seus objetivos individuais ou grupais, padrões de desempenho, liderá-los, orientá-los e engajá-los na organização, cuidar de seu treinamento desenvolvimento, remuneração e incentivos, enfim, proporcionar a todos de sua equipe todas as condições para que possam contribuir para o sucesso da organização. Tudo isso é uma responsabilidade linear e direta de cada gestor pela condução das pessoas ou equipes sob sua liderança. A contrapartida desse princípio é que cada gestor é o único gestor de sua equipe.
Função de staff: Para que cada gestor assuma com plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria do órgão de GTH, que lhe proporciona os meios e serviços de apoio, bem como as políticas e os procedimentos adotados pela organização. Isso faz com que a GTH seja cada vez mais uma área de consultoria interna em relação aos gestores de linha.
Gestão de pessoas : o novo papel da gestão do talento humano / Idalberto Chiavenato. – 5. ed. – São Paulo : Atlas, 2020.