-
O Estudo social é um instrumento específico do assistente social, que tem por intenção conhecer com profundidade e de forma crítica, determinada expressão da questão social.
Para a construção do estudo social, é imprescindível que o profissional busque conhecer e se inteirar amplamente da realidade apresentada em determinado contexto, objetivando a superação do que aparenta ser e sem perder de vista, as diferenças existentes entre cada sujeito ou situação.
Com isso, o profissional não deve ater-se apenas à fala.
-
Gab Errado.
Necessário cuidado com comandos restritivos. Neste caso não é somente atenção a fala do sujeito. O AS precisa estar atento a totalidade da situação e não apenas a uma parte dela.
-
Segundo Fávero (2003), o estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional, especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.
-
Para a realização de Estudo Social o assistente social lança mão de entrevistas e observação, como outros instrumentos também. Nesse sentido, A observação propicia a articulação entre o dizível e o indizível, viabilizando assim um olhar atento, cuidadoso, ético, comprometido, acolhedor. Observar, portanto, é interagir, pois tanto o profissional quanto o usuário produzem inferências sobre as situações que vivenciam e isso implica uma interação, uma troca de saberes, de experiências