SóProvas


ID
3461272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

   A pobreza é parte de nossa experiência diária. Os impactos destrutivos das transformações em andamento no capitalismo contemporâneo vão deixando suas marcas sobre a população empobrecida: o aviltamento do trabalho, o desemprego, os empregados de modo precário e intermitente, os que se tornaram não empregáveis e supérfluos, a debilidade da saúde, o desconforto da moradia precária e insalubre, a alimentação insuficiente, a fome, a fadiga, a ignorância, a resignação, a revolta, a tensão e o medo são sinais que muitas vezes anunciam os limites da condição de vida dos excluídos e subalternizados na sociedade.

Maria Carmelita Yazbek. Classes subalternas e
assistência social. 9.ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando as diferentes expressões da questão social e suas formas de enfrentamento pelo serviço social, bem como o conceito de cidadania, julgue o item subsecutivo. 

O serviço social, na contribuição com a transformação social, deve aprofundar a noção de cidadania social, que abrange a integralidade do ser humano e a complexidade da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • PESSOAL SOLICITEM O COMENTÁRIO DA PROFA...

    :)

  • Questão muito bem elaborada. Traz um texto q interfere no objetivo principal da questão. A banca quer q vc tenha o domínio sobre o conceito de cidadania e como a literatura no Serviço Social se apresenta c/ relação a atuação do profissional.

    O texto q encontrei q mais se apx da questão.

    cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo q vive em sociedade, no q se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.Fonte: Brasil Escola

    (...)Em consonância com tais  princípios, o projeto profissional assume, na atualidade, um compromisso radical com a  cidadania, com a efetivação dos direitos humanos e com a recusa dos preconceitos,contemplando o pluralismo das correntes teóricas.Tal dimensão política coloca-se a favor da equidade e da justiça social, na  perspectiva da universalização do acesso aos bens e serviços relativos aos programas e  políticas sociais. Ressalte-se, também, a defesa da ampliação e consolidação da cidadania  para a garantia dos direitos sociais, civis, políticos, econômicos e culturais das classes trabalhadoras, com um perfil radicalmente democrático. Do ponto de vista profissional, os princípios éticos têm compromisso com a  competência, base do aprimoramento intelectual do assistente social, e com a formação  acadêmica qualificada, que o capacita a promover a análise concreta da realidade social,  permeada por uma postura investigadora (ABEPSS).Do mesmo modo, surge o compromisso com a qualidade dos serviços prestados  à população, incluindo a publicitação dos recursos institucionais (instrumento necessário  à democratização, universalização e participação dos usuários), convocando-os à  participação nas decisões institucionais. O empenho ético-político dos assistentes sociais,  porém, somente se potencializará se advier de uma articulação com outras categorias e  com os movimentos que se solidarizam com a luta geral dos trabalhadores(NETTO). Finalmente, tais princípios representam(...) bem como o aprofundamento e a  consolidação da cidadania e da democracia.  Nesse aspecto, Oliveira afirma que o assistente social é chamado  a consolidar a cidadania: “É ele o elo mais forte entre o indivíduo e os seus direitos  humanos fundamentais”.(...)  (...) Benevides explica que a cidadania e os direitos da cidadania dizem respeito  a determinada ordem jurídico-política vigente em um Estado ou país, que também define  e garante quem é cidadão. Assim, não se configuram como direitos universais, já que  estão inseridos na Constituição de cada nação. Por isso, é possível identificar o cidadão  brasileiro, o cidadão argentino e definir os direitos e deveres desses cidadãos, variáveis  de acordo com as determinações de cada país.(...)

    *Tive que cortar algumas partes do texto para caber aqui.

  • Professora, por gentileza comente a questão?

  • Por gentileza, careço de esclarecimento quanto a esta questão.

  • Falta comentários dos professores nas questões .

  • Gabarito ERRADA. O Serviço Social não contribui com a transformação como colocado no item.

    O Serviço Social coloca-se a favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização do acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais. Ressalte-se, também, a defesa da ampliação e consolidação da cidadania para a garantia dos direitos sociais, civis, políticos, econômicos e culturais das classes trabalhadoras, com um perfil radicalmente democrático. ABEPSS.

  • SO/CI/DI/VA/PLUS SEGUINDO O QUE REGI A CF/88: SÃO OBJETIVOS!

  • Nenhuma questão que fiz até o momento de Serviço Social tem comentário de professores. QC cadê os comentários dos professores?

  • Complementando o comentário da colega Geise, a cidadania não é universal é uma idéia política que está ligada a decisões políticas, portanto não abrange a "integralidade dos sujeitos" e a complexidade do sistema. Assim, não contribui efetivamente com a transformação social. Acredito que o Serviço Social deve se aprofundar na defesa dos "DIREITOS SOCIAIS" e não da cidadania.

  • O CEP fala em ampliação e consolidação da cidadania, concebida como a busca de direitos civis sociais e políticos.

  • fonte:(GRAN CURSOS)

    prof: Nayra Danyelle Batista da Silva

    Errado. De fato, o serviço social busca contribuir com a transformação social, e o aprofundamento da cidadania é um considerado um dos mecanismos para isso. Inclusive, no código de ética do assistente social, consta como princípios: ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras. Porém, a assertiva fala que a cidadania ABRANGE A INTEGRALIDADE DO SER HUMANO e a COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE, infelizmente, ainda não alcançamos a cidadania nesse sentindo. Oliveira (2003, p. 10-11) afirma que o assistente social é chamado a consolidar a cidadania: “É ele o elo mais forte entre o indivíduo e os seus direitos humanos fundamentais”, e a cidadania e os direitos da cidadania, como define Benevides (2009) dizem respeito a determinada ordem jurídico-política vigente em um Estado ou país, que também define e garante quem é cidadão. A ideia de cidadania é eminentemente política e não se liga a valores universais, mas a decisões políticas. 

  • QUESTÃO BEM DIFÍCIL. CERTAMENTE DEIXARIA EM BRANCO.

    TRAGO A EXPLANAÇÃO DA PROFESSORA DO ESTRATÉGIA PARA AJUDÁ-LOS.

    Faremos a compreensão do termo cidadania a partir do estudo clássico de T.H. Marshall – Cidadania e classe social, de 1950 –, que afirma que a cidadania é a participação integral do indivíduo na comunidade política e só é plena se dotada de todos os três tipos de direito:

    • 1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça;
    • 2. Político: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública;
    • 3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade.

    Assim, o serviço social deve aprofundar a noção de uma cidadania plena e enfatizar o compromisso ético-político da/o Assistente Social com a ampliação e consolidação dessa cidadania.

    FONTE;NILZA CICILIATI