SóProvas


ID
3461395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução de uma obra prevista em contrato, devem ser levados em consideração diversos aspectos construtivos e de controle de qualidade. Acerca desses aspectos, julgue o item a seguir.


No caso dos concretos, a retomada de um processo de cura abandonado permite que a estrutura recupere parte da resistência perdida, desde que o processo seja reiniciado o mais rápido possível.


Alternativas
Comentários
  • Situação hipotética:

    Comecei a cura de uma laje no dia 01 e abandonei no dia 02. Só retornei para continuar o processo de cura no dia 32, porque foi o tempo mais rápido possível que pude. Assim, a estrutura irá recuperar parte da resistência perdida, engenheiros do cespe?

  • Papa, a questão diz: “seja reiniciado o mais rápido possível.”

    No caso ele poderia tá falando em horas de paralisação ou poucos dias, 1 ou 2.

    Enfim, achei a questão muito subjetiva e acabei marcando errado.

  • Damiao Wellington, 17 de Abril de 2020 às 21:42

    Papa, a questão diz: “seja reiniciado o mais rápido possível.”

    No caso ele poderia tá falando em horas de paralisação ou poucos dias, 1 ou 2.

    _________________________

    Não posso adivinhar o que o examinar quer, ele precisa afirmar isso na questão.

    O nome disso é subjetividade, característica que não cabe em questões de concurso, as quais devem se revestir inteiramente de objetividade.

    O meu "mais rápido possível" pode ser diferente do "mais rápido possível" do examinador do cespe.

    No meu exemplo, a obra pode ter sido embargada em um dia que realizava a cura e o mais rápido possível que consegui regularizar a obra e voltar ao processo foi de 32 dias.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o concreto.


    O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. O mesmo é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio da sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado.


    Nesse contexto, a cura do concreto é o nome dado para o processo que objetiva hidratar o concreto, visando reduzir os efeitos de evaporação prematura da água durante as reações de seus constituintes que, como consequência, acarreta no surgimento de trincas e fissuras.


    Na prática, recomenda-se que a cura seja realizada por, no mínimo, 7 dias e, no máximo, 14 dias. Por sua vez, a ABNT NBR 14931 (2004), em seu item 10.1, estabelece que “Elementos estruturais de superfície devem ser curados até que atinjam resistência característica à compressão (fck), de acordo com a ABNT NBR 12655, igual ou maior que 15 MPa.”


    A existência de interrupções no processo de cura prejudica a qualidade do concreto, sendo que, quanto maior o tempo de interrupção, maior será a quantidade de trincas e fissuras e menor será a resistência do material. Contudo, conforme mencionado pela assertiva, é preciso que a cura seja reiniciada o mais rápido possível. Logo, a afirmação do enunciado está correta. Em outras palavras, a retomada de um processo de cura abandonado permite sim recuperar parte da resistência, entretanto, não é possível reverter a retração ocasionada pela água eliminada da mistura.


    Caso a cura não seja realizada, estima-se que até 30% da resistência do concreto é comprometida.



    Gabarito do professor: CERTO.



    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14931: Execução de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2004

  • A cura possibilita que o concreto alcance todo seu potencial de resistência.

    Sem cura, a curva de resistência começa a cair. (perde)

    Com a cura, a curva de resistência volta a subir. (recupera)

    Possibilita a hidratação da água com o cimento de forma mais eficiente.

    Quanto maior a relaçao a/c, maior o tempo de cura necessário.

    A cura pode levar até 10 dias.

    https://www.tecnosilbr.com.br/o-que-e-cura-de-concreto-e-como-fazer-uma-cura-eficiente/

  • a pessoa tem que adivinhar quanto tempo ficou parado kkkkkkkkkkkk...

  • Baita sacanagem! O mínimo é anular por prejudicar a interpretação da questão.

  • Prezados que defendem o gabarito, a questão afirma que o processo de cura foi ABANDONADO. Ele não explica o prazo e isso abre subjetividade realmente. Uma coisa abandonada não pode ser em prazo de 30 minutos ou 2:30h. Questão pessimamente formulada.
  • Questão tosca!

    Situação 1 ----->A CURA é um dos fatores que permite que o concreto atinja o fck de projeto aos 28 dias: OK

    Situação 2-----> Se a CURA for insuficiente/inexistente o concreto ficará com resistência menor que a estabelecida em projeto ao 28 dias: OK

    Situação 3 ----->Se eu abandonar a CURA e, um tempo depois, retomá-la eu provavelmente atingirei um Situação 2 < fck < Situação 1.

    Dizer que eu vou recuperar parte da resistência perdida, achei muita forçação de barra!!

  • Para a NBR 6118/2003, a cura deve ser feita durante os primeiros 7 dias contados do lançamento, enquanto a NBR 12655/2006 estabelece sua manutenção até que o concreto atinja a resistência de 15 MPa, recomendando para tal, dentre diversas técnicas, a cura úmida. Nesta última, Petrucci (1998) lista uma série de benefícios frente a outros métodos, os quais também são citados por Bauer (2000):

     a cura úmida melhora as características finais;

     é possível recuperar parte da resistência perdida pelo abandono da cura somente com sua retomada, e tanto mais facilmente quanto mais cedo for feita;

     para 28 dias, idade de referência, existe um acréscimo de cerca de 40% na resistência entre a cura ao ar e a cura úmida.

    Fonte:https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1276/1/2016GustavoBresolin.pdf

  • Como o processo de Cura é um fator exotérmica, tende a liberar calor para fora do concreto, ao interromper o processo de cura, durante este tempo o concreto tende a eliminar a água da mistura, havendo retração.

    Reiniciando o processo de cura acredito que evitam mais retrações mas não acredito que da pra recuperar a água perdida.

  • Errei de novo.

  • Concordo com o que o Rômulo Sufi explicou. O cimento já foi hidratado, a cura é pra manter a água que está nas partículas de cimento. Voltar com o processo de cura não hidrata novamente as partículas, só impede mais perda de água. Como que recupera resistência? Entendo que deixaria de perder o que perderia sem voltar com o processo de cura (Perderia menos resistência, mas não recuperaria resistência). Enfim..

  • rapaz essas provas não são para selecionar a capacidade do candidato são para verificar o absurdo que os profissionais que elaboram essas questões pensam afffffff vamos aplicar a teoria CESPE por favor

  • Achei confusa também. Até porque é estranho falar em recuperar a resistência perdida. Se a cura não for bem feita, ela não vai ser perdida, mas sim, deixará de ser alcançada.

    E realmente, quanto tempo é "o mais rápido possível"?