SóProvas


ID
3461407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de aspectos construtivos de uma edificação, julgue o item que se segue.


Na concepção de um projeto hidráulico de uma edificação residencial, a velocidade da água no interior da tubulação de distribuição de água fria que passa pelo shaft vertical deve ser inferior a 2,5 m/s.

Alternativas
Comentários
  • Correto. >> Não poderá a canalização ter velocidade superior a 14 raiz (D) ou 2,5m/s a fim de não se produzirem ruídos excessivos. Quanto à velocidade mínima nada se recomenda. 

    Avante!

  • Correto. >> Não poderá a canalização ter velocidade superior a 14 raiz (D) ou 2,5m/s a fim de não se produzirem ruídos excessivos. Quanto à velocidade mínima nada se recomenda. 

    Avante!

  • Qual a fonte ?

  • Pela NBR 5626 de 1998 e ainda em vigor - Instalação Predial de Água Fria

    3.15 duto:

    Espaço fechado projetado para acomodar tubulações de água e componentes em geral, construído de tal forma que o acesso ao seu interior possa ser tanto ao longo de seu comprimento como em pontos específicos, através da remoção de uma ou mais coberturas, sem ocasionar a destruição delas a não ser no caso de coberturas de baixo custo. Inclui também o shaft que usualmente é entendido como um duto vertical.

    5.3.4 Velocidade máxima da água.

    As tubulações devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação,não atinja valores superiores a 3 m/s.

    Anexo A - Tabela para dimensionamento de tubulação

    5-Partindo da origem de montante da rede, selecionar o diâmetro interno da tubulação de cada trecho, considerando que a velocidade da água não deva ser superior a 3 m/s. Registrar o valor da velocidade e o valor da perda de carga unitária

    Anexo C

    O ruído proveniente de tubulação é gerado quando suas paredes sofrem vibração pela ação do escoamento da água. O ruído de escoamento de fato não é significativo para velocidade média da água inferior a 3 m/s.

    O dimensionamento da tubulação, assumindo um limite máximo de velocidade da água de 3 m/s, não evita a ocorrência de golpe de aríete, mas serve para limitar a magnitude dos picos de pressão produzidos.

    Não vi nenhuma referencia nesta norma, para fundamentar a velocidade 2,5m/s que a questão e o colega acima qualificam como correta. Gostaria de saber a outra fonte.

    pra mim, questão errada

  • complicado ein? Agora os concurseiros tem que descobrir qual fonte a Banca considera ao invés das normas.

    Pra mim deveria ser anulada tbm

  • Fiz essa prova e quando saiu o gabarito passei uns 3 dias pensando se desistiria ou não dos concursos. Acredito que deveria existir uma auditoria para as provas, a Cespe passa por cima das normas técnicas e o candidato nada pode fazer.

  • A questão exigiu conhecimento a respeito da limitação da velocidade de escoamento em condutores de água fria.

    De acordo com a NBR 5626/2020: Instalação predial de água fria e água quente, as tubulações devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não atinja valores superiores a 3 m/s. 

    Logo, a velocidade de até 3 m/s é permitida pela norma, contrariando a assertiva que cita 2,5 m/s como velocidade máxima.

    Vale acrescentar que a velocidade de escoamento da água é limitada em função do ruído, da possibilidade de corrosão da tubulação pelo atrito do livro escoante e também para controlar o golpe de aríete.
    O golpe de aríete é descrito no seguinte trecho por Creder (2012):

    "O golpe de aríete é o fenômeno que se observa no escoamento de qualquer fluído em conduto forçado, quando o escoamento é bruscamente interrompido. Nas instalações prediais, cuidados especiais devem ser observados com as válvulas de descarga, pois já foram registrados vários casos de rompimento das tubulações e barulhos excessivos devidos ao golpe de aríete, do qual resulta uma elevação rápida da pressão."

    Gabarito da banca: CERTA.

    Gabarito do professor: ERRADA.

    FONTE:
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626: Instalação predial de água fria e água quente. Rio de Janeiro, 2020.
    Creder, Hélio; Instalações hidráulicas e sanitárias - 6ª Edição - Rio de Janeiro: LTC, 2012.

  • Aí fica fo#*, em um suposta defesa perante um processo, o profissional se baseia em notas de aula ou na NORMA TÉCNICA ? NORMA NORMA NORMA O NOME. NORMA!!!

    Encontrei a redação da questão na página 7, próximo ao rodapé. É ridículo! Por favor, alguém tem alguma coisa mais robusta para manter a questão ?

    https://engcivil20142.files.wordpress.com/2017/08/agua_fria.pdf

  • Cadê a fonte?

  • Cabe recurso.

    Essa informação da velocidade ser menor que  14 raiz (D) ou 2,5m/s  era da NBR 5626/1982. A NBR 5626/98 traz a informação que a velocidade máxima é 3 m/s.

     

    "As tubulações devem ser dimensionadas de modo que a
    velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação,
    não atinja valores superiores a 3 m/s." (NBR 5626/98)

     

    Só fiquem atentos pois hoje a NBR 5626 vigente (set/20) não traz mais a informação da velocidade máxima.

  • DESATUALIZADA

    Esse assunto tão cobrado em provas de concursos chegou ao fim.

    (Algumas bancas vão ter que desenvolver novas questões...)

    A nova "NBR 5626 2020 - Sistemas Predais Água Fria E Água QUENTE" não menciona mais o famoso 3,0 m/s.

    Contudo, a questão continua errada, já que o limite de velocidade vai depender de cada caso específico, do material da tubulação e da proteção acústica. Não é mais possível afirmar um valor exato.

    ___

    NBR 5626 2020

    6.8 Velocidades mínima e máxima da água

    6.8.1 As tubulações devem ser dimensionadas de modo a limitar a velocidade de escoamento a valores que evitem a geração e propagação de ruídos em níveis que excedam os valores descritos na ABNT NBR 10152.

    6.8.2 Dependendo do tipo de material especificado, da forma e peculiaridades da instalação, como o local de instalação, tipo de suportação mecânica etc., deve-se considerar a necessidade de seu isolamento acústico.

    6.8.3 As tubulações devem ser dimensionadas de modo a limitar a velocidade de escoamento a valores que evitem golpes de aríete com intensidades prejudiciais aos componentes.

    NOTA O dimensionamento da tubulação assumindo um limite máximo de velocidade média da água de 3 m/s não evita a ocorrência de golpe de aríete, mas limita a magnitude dos picos de sobrepressão.

    6.8.4 A limitação da velocidade do escoamento não se aplica a trechos onde comprovadamente a tubulação não fique sujeita a golpes de aríete e seja dotada de meios adequados de isolação acústica ou esteja alojada em local que minimize ou impeça a transmissão de ruídos.

    ___

    "Outro aspecto interessante é a supressão do antigo item 5.3.4 que versava sobre velocidade máxima do escoamento. A antiga norma estabelecia que a velocidade máxima do escoamento, em qualquer trecho, não podia ser superior a 3m/s."

    "O novo texto abre mão da limitação da velocidade máxima, desassociando a ideia de causa e efeito entre a mesma e o golpe de aríete. Chega inclusive a apontar que não faz o menor sentido limitar essa velocidade em trechos que, comprovadamente, não ficam sujeitos a golpe de aríete ou provoque ruídos atentatórios ao conforto acústico da edificação"

    https://www.paulinhodasestruturas.com/2020/08/07/o-que-mudou-com-a-nova-nbr-5626-atualizada-em-2020/

    ___

    ABNT NBR 5626:1998 (Cancelada em 29/06/2020)

    ABNT NBR 5626:2020 (Cancelada em 30/09/2020)

    ABNT NBR 5626:2020 Versão Corrigida:2020 (Em Vigor)