SóProvas


ID
3461443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito das características e do dimensionamento de condutos livres, julgue o item a seguir.


As principais características de um escoamento livre são a presença de pressão atmosférica na superfície do fluido e uma distribuição uniforme de velocidades nos diferentes pontos da seção transversal do conduto.

Alternativas
Comentários
  • Conduto livre: aquele em que a água ocupa apenas parte da seção de escoamento e apresenta, assim, superfície livre, sujeita a pressão atmosférica.

    Se a água ocupa apenas parte da seção, não há que se falar em "distribuição uniforme de velocidades nos diferentes pontos da seção transversal do conduto"

  • Acredito que distribuição uniforme é característica de condutos forçados

  • Um canal possui FLUXO uniforme, SOMENTE se a profundidade permanecer a mesma ao longo do trecho.

    Contudo, a questão não é sobre FLUXO, mas sobre VELOCIDADE.

    Um canal possui diversas velocidades conforme a região medida. (Na seção transversal. "Corte")

    Por isso existem diversos aparelhos para medir a velocidade (Molinetes).

    Normalmente a parte central e superior possui a maior velocidade.

    Ou seja, uma questão sobre curvas ISOTÁQUICAS.

    (É só pensar num curso de rio)

  • A velocidade da água não é uniforme em toda seção do conduto, pois a rugosidade do material de suas paredes reduz a velocidade do fluído próximo ao perímetro molhado. Em contrapartida a velocidade é máxima no centro da seção.
  • Nos canais, o atrito entre a superfície livre e o ar acentua as diferenças das velocidades nos diversos pontos da secção transversal.

  • As principais características de um escoamento livre são a presença de pressão atmosférica na superfície do fluido e uma distribuição uniforme de velocidades nos diferentes pontos da seção transversal do conduto.

    Conduto Livre - a pressão na superfície do líquido é igual à atmosférica podendo o conduto ser aberto ou fechado.

    Conduto Forçado - a pressão é diferente da atmosférica e, portanto o conduto é fechado.

    O erro da assertiva está em afirmar que existe uma distribuição uniforme de velocidade. Na verdade, como alguns colegas apontaram corretamente, devido o atrito entre o fluido e as paredes do conduto, a velocidade é menor na região de contato com essas paredes e, consequentemente, nos pontos próximos ao centro da seção transversal a velocidade vai aumentando até se tornar máxima no centro dessa seção.

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Hidráulica, especificamente sobre condutos livres.


    Um dos principais pontos que caracteriza o conduto livre é a superfície livre, ou seja, a atuação da pressão atmosférica em pelo menos um ponto da seção de escoamento do fluido. São condutos livres os canais, como os cursos de água naturais, canais artificiais, galerias pluviais, calhas, tubos coletores de esgoto, ou seja, seções abertas ou fechadas, de qualquer formato, em que o escoamento ocorra com superfície livre. Esse escoamento pode ser:


    - permanente: vazão constante ao longo do tempo em uma determinada seção transversal (e.g., canais com revestimento);

    - não-permanente ou transitório: vazão varia ao longo do tempo (e.g., onda de cheia);

    - uniforme: é um caso de escoamento permanente em que a velocidade e profundidade são constantes ao longo do canal (e.g., canais de irrigação);

    - variado: profundidades variam ao longo o canal. Pode ser classificado em gradualmente variado (e.g., remansos), quando possui moderado gradiente de velocidades, ou em bruscamente variado (e.g., ressaltos).


    Na seção dos canais as velocidades variam de um ponto a outro, especialmente no caso de canais naturais. Apesar de ser utilizado como simplificação o conceito de velocidade média da seção do canal, o perfil de velocidades na seção não é uniforme e vai depender da forma geométrica e da rugosidade das paredes.


    Assim, pode-se perceber que o conduto livre não possui como característica uma distribuição uniforme de velocidades nos diferentes pontos de sua seção transversal e, portanto, a assertiva está errada.


    Gabarito do professor: ERRADO.

  • As principais características de um escoamento livre são a presença de pressão atmosférica na superfície do fluido e uma distribuição uniforme de velocidades nos diferentes pontos da seção transversal do conduto.

    falso, pois observamos uma velocidade menor para as partículas mais próximas das paredes da seção, enquanto no centro do conduto a velocidade tende a ser máxima.

  • GAB.: ERRADO

    __________________________________

    Fonte:

    E-book com 320 questões comentadas:

    https://abre.ai/c938

  • As principais características de um escoamento livre são a presença de pressão atmosférica na superfície do fluido (ok) e uma distribuição uniforme de velocidades nos diferentes pontos da seção transversal do conduto (errado).