SóProvas


ID
3461560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos efeitos inflacionários sobre o patrimônio de empresas, julgue o item subsecutivo.


Os itens monetários do balanço patrimonial possuem um mecanismo intrínseco de proteção contra a inflação, em razão de seu valor econômico estar muito relacionado ao valor de mercado.

Alternativas
Comentários
  • "Fernandes (2006) explica que os itens monetários são representados pela moeda, ou direitos e obrigações que deverão ser recebidos ou líquidos em moeda, estando sujeitos à perda do poder aquisitivo, enquanto os itens não monetários possuem um mecanismo de proteção intrínseco, por seu valor econômico estar mais relacionados ao valor de mercado."

    E ainda:

    "Os Itens Monetários envolvem as disponibilidades e direitos ou obrigações que serão realizados ou exigidos em dinheiro, exemplo: caixa, bancos, duplicatas a receber, duplicadas descontadas, provisão para devedores duvidosos, contas a receber, aplicações financeiras, etc.

    Os Itens Não Monetários envolvem os bens (realizáveis ou permanentes) e direitos ou obrigações que serão exigidos em bens ou serviços, exemplo: estoque em geral, despesas pagas antecipadamente, adiantamento a fornecedores, participações societárias realizáveis ou permanentes, ativo imobilizado."

    DOS SANTOS MARTINS, Andréia Denise; WÜNSCH, Paulo Eduardo Rosselli. Normas Internacionais de contabilidade: A conversão da moeda nas demonstrações contábeis. Revista Eletrônica do Curso de Ciências Contábeis, v. 1, n. 2, p. 1-21, 2013.

  • Itens monetários são aqueles representados por dinheiro ou por direitos a serem recebidos e obrigações a serem liquidadas em dinheiro.

    GABARITO: ERRADO.

    Prof. Gilmar Possati.

    Agregando...

    Os itens monetários perdiam valor, quando exposto à inflação, pois não possuíam "valor intrínseco".

    Valor intrínseco de um ativo é o valor que esse ativo tem, independentemente de tal valor estar expresso no ativo.

    Os bens, tais como estoques, ou equipamentos, podem ser avaliados a preço de mercado, não importando o valor que custaram. O mesmo não ocorre com os itens monetários. Uma nota de cem reais tem valor nominal de cem reais, hoje ou daqui a um mês.

    E se houver uma forte inflação?

    O valor nominal da nota continua cem reais, ainda que o valor real tenha diminuído (perda em ativo monetário exposto à inflação).

  • ERRADO

    Trata-se de questão que cobra do candidato o conceito de itens monetários e sua relação com a inflação. Antes de analisarmos o item propriamente, devemos ter em mente qual é o conceito de itens monetários, cuja definição é dada pelo Pronunciamento Contábil CPC 02, abaixo: 

     Itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda. 

     

    Bons estudos...

  • Lembrar que 2 real hoje não é mesmo valor amanhã.

    A inflação vai corroendo o seu valor.

    O valor de face não muda mas o poder de compra sim.

  • Errado... dinheiro não tem valor de mercado...só bens.

  • Intrínseco= natureza de algo, próprio de algo...

  • Anselmo foi direto ao ponto.

    Os itens monetários do balanço patrimonial possuem um mecanismo intrínseco de proteção contra a inflação, em razão de seu valor econômico estar muito relacionado ao valor de mercado.

    .

    itens monetários não possuem valor econômico.

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO EM VÍDEO:

    https://www.youtube.com/watch?v=XTEbHHUKHLA

  • Gab.: E

    • Os itens monetários perdem valor quando expostos à inflação, considerando que não possuem valor intrínseco (Ex.: Duplicatas a receber).
    • Já os itens não monetários não perdem valor quando expostos à inflação (estoques, imobilizados e intangíveis).

    Itens monetários: Valor nominal X valor real (poder aquisitivo) -> Gera perda ou ganho monetário

    Obs.: 100 reais hoje possui determinado poder aquisitivo, após alguns meses ele já terá outro. P

    or exemplo, quando você era criança, com 2 reais dava pra comprar um refri 150ml + pipoca + balinhas e ainda sobrava moedas para jogar bila apostando. Hoje é possível realizar tudo isso só com 2 reais? Não, valor real mudou (poder aquisitivo), embora os 2 reais continuem sendo 2 reais hoje (nominal).

  • ERRADO

    Itens monetários: representados pela moeda, ou direitos e obrigações que deverão ser recebidos ou líquidos em moeda, estando sujeitos à perda do poder aquisitivo.

    Itens não monetários: possuem mecanismo de proteção intrínseco, por seu valor econômico estar mais relacionados ao valor de mercado.

  • os itens monetários já fixados em unidades mantidas ou a receber de moeda, eles não possuem proteção intrínseca contra o aumento do nível de preços (inflação). Isso se dá em razão de o valor nominal do item monetário manter-se o mesmo em qualquer momento na linha cronológica.

    GABARITO: ERRADO

  • Gab.: ERRADO!

    Os ativos monetários podem sofrer influência da inflação.

  • Errado..

    Se eu deixar 10 reais em caixa hoje compro 10 bananas, daqui 10 anos vou comprar 10 balas.

  • Itens monetários: representados pela moeda, ou direitos e obrigações que deverão ser recebidos ou líquidos em moeda, estando sujeitos à perda do poder aquisitivo.

    Itens não monetários: possuem mecanismo de proteção intrínseco, por seu valor econômico estar mais relacionados ao valor de mercado.

    Os itens NÃO monetários do balanço patrimonial possuem um mecanismo intrínseco de proteção contra a inflação, em razão de seu valor econômico estar muito relacionado ao valor de mercado.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
  • Questão que exige do candidato conhecimento sobre o conceito de itens monetários do balanço patrimonial.

    Mas o que é um item monetário? O CPC 02 (R2) – Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis o conceitua assim:

    Itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda.

    Quando expostos a inflação, os itens monetários (ou seja, dinheiro) perdem seu valor, seu poder de compra. Não possuem esse mecanismo de proteção intrínseco que a assertiva afirma que eles possuem.

    Um raciocínio simples, mas útil, mesmo sem saber os conceitos, é: eu consigo comprar as mesmas coisas hoje que eu comprava há 5 anos, com R$ 100,00? Dificilmente. Então é isso.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda.

    Os itens monetários não devem ser atualizados, pois já são expressos em termos da unidade monetária corrente no final do período de relatório. Itens monetários são valores detidos e itens a serem recebidos ou pagos em dinheiro.

    Em período de inflação, a entidade com excesso de ativos monetários sobre passivos monetários perde poder aquisitivo, e a entidade com excesso de passivos monetários sobre ativos monetários ganha poder aquisitivo na extensão em que os ativos e os passivos não estejam vinculados ao nível de preços.

    Com isso, conclui-se pela incorreção da assertiva, dado que itens monetários não possuem um mecanismo intrínseco de proteção contra a inflação nem estarem relacionados a valor de mercado.