SóProvas


ID
3463222
Banca
VUNESP
Órgão
PC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Contos para Charles Darwin

    De uns dez anos para cá, Rodrigo Lacerda não tira Charles Darwin (1809-1882) da cabeça. Autor de livros elogiados como O Fazedor de Velhos, de 2008, com o qual venceu o prêmio Jabuti de melhor livro infantil, entre outros, o escritor tem refletido, por exemplo, sobre a ação no nosso cérebro dos neurotransmissores, dos quais não temos nenhum controle. Com uma injeção de dopamina nos sentimos bem e felizes. Já uma descarga de adrenalina nos deixa alertas e ativos. E por aí vai.

    O fato de preferirmos pagar uma quantia quebrada, como R$ 5,99 em vez de R$ 6,00, é mais um ponto de partida para suas reflexões darwinianas. Assim como a desenfreada reprodução humana, irracional se observada a quantidade de habitantes no planeta e os recursos naturais disponíveis. “A humanidade parece ter se esquecido dos diversos imperativos biológicos que incidem sobre nosso comportamento e que talvez sejam incontornáveis”, diz o escritor.

    Essa reflexão toda deu origem a Reserva Natural (Companhia das Letras, 183 páginas). Dividido em duas partes, Território e Fauna, o livro reúne dez contos. Todos sugerem que só a teoria da evolução pode explicar determinados fatos científicos e certas idiossincrasias humanas.

    Como abrir mão dela para compreender a coincidência de sermos, assim como os ratos, hospedeiros intermediários do vírus da toxoplasmose, como se aprende em “Metástase”, o último conto do livro? O vírus torna os roedores incapazes de sentir o cheiro da urina dos gatos, os verdadeiros alvos do organismo infeccioso. Contaminados por ele, sustentam alguns pesquisadores, os humanos se mostram mais inconsequentes, exaltados e indiferentes ao risco. A hipótese para explicar a coincidência, já que não somos presas de gatos, o que justificaria a ação do vírus no nosso organismo, é a seguinte: ele teria sobrevivido desde a pré-história, quando nossos antepassados eram devorados por tigres dentes-de- -sabre e outros antepassados dos inofensivos bichanos de hoje em dia. O conto que dá título ao livro foi publicado originalmente numa edição da revista inglesa Granta, em 2010.

(Daniel Salles. www.valor.com.br. 23.02.2018. Adaptado)

Um dos objetivos centrais do texto é

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    recomendar a obra de Rodrigo Lacerda, destacando como traço singular a reflexão inspirada nas ideias de Charles Darwin.

     Essa reflexão toda deu origem a Reserva Natural (Companhia das Letras, 183 páginas). Dividido em duas partes, Território e Fauna, o livro reúne dez contos. Todos sugerem que só a teoria da evolução pode explicar determinados fatos científicos e certas idiossincrasias humanas.

  • Ai ai.

  • Resposta esta no segundo parágrafo, deixando claro a palavra ''reflexões''

  • NÃO ENTENDI NADA, VOT ! NEM EU FARIA UM TEXTO RIDÍCULO ASSIM, VALHA !

  • Questão assim demora pra fazer. A dica é :tem que ficar voltando no texto a cada alternativa e analisar uma a uma.

  • Bem difícil,voltei no texto umas 10 vezes para enfim achar a resposta,pena que em prova não temos tempo para isso.

  • Desnecessário questões assim , essa foi mais fácil , porém tem piores sobre esse texto.

  • DESGRAÇAAAAAA! tem que ficar lendo esses textos ridículos! Deveriam trabalhar textos mais voltados para carreiras policiais., pow!

  • Não vi em nenhum momento ele recomendando..

  • Questão com um texto chatíssimo, mas com alternativas acessíveis. O texto, de difícil compreensão, deixa explícito o apreço de Rodrigo Lacerna pelos estudos de Darwin. Somente com essa informação torna-se possível a resolução do problema. Sem contar que, em nenhum momento, o autor faz críticas às obras de Lacerna, pelo contráro, demonstra ter profundo conhecimento e interesse em tais exemplares. A recomendação, de fato, é sutil e até mesmo imperceptível, mas, analisando as demais assertivas, o item d) nos mostra ser o mais correto.

  • Dica: Antes de ler o texto, leia as alternativas. Facilita e muito a leitura crítica do texto.

  • Mesmo acertando por eliminação, o texto tem mais cara de análise do que de recomendação.

  • A

    analisar o estilo de Rodrigo Lacerda, chamando a atenção para o didatismo e o rigor científico de seus artigos acadêmicos. - INCORRETA - O autor ganhou o prêmio Jabuti (para livros infantis). Se o público alvo dele é infantil, não há interesse em publicar obras com "rigor científico". Além do mais o texto não cita artigos científicos de Rodrigo Lacerda, apenas livros.

    B

    criticar a ficção de Rodrigo Lacerda, apontando o excesso de cientificismo como uma fragilidade de seu livro mais recente. - INCORRETA - De forma alguma o texto critica o trabalho do autor, muito pelo contrário, enaltece.

    C

    cotejar os escritos de Rodrigo Lacerda, indicando uma gradativa especialização em estudos sobre enfermidades do cérebro. - INCORRETA - Não há comparação entre os trabalho dele. Além disso não há nada sobre enfermidades do cérebro, mas sim sobre evolução e reações naturais, idiossincrasias.

    E

    sintetizar o conteúdo dos livros de Rodrigo Lacerda, esclarecendo que seu público-alvo é composto de cientistas naturalistas. - INCORRETA - Como dito anteriormente, seu público alvo são crianças. Literatura infantil.

    D

    recomendar a obra de Rodrigo Lacerda, destacando como traço singular a reflexão inspirada nas ideias de Charles Darwin. - GABARITO. O Autor fala sobre os livros elogiados de Rodrigo Lacerda, menciona o prêmio Jabuti e "resume" algumas obras do autor. Dentre as assertivas essa me pareceu mais correta.

  • Acertei a questão, mas não senti que ele estava recomendando, apenas expondo o tipo de escrita do autor.

  • Não recomenda NADA!!

  • Não vejo nenhuma recomendação, só consegui fazer porque a alternativa D é, de longe, a menos errada.

  • É preciso ter disciplina e Fé, pois haverá dias que não estaremos motivados.

  • questão não fala explicitamente em recomendação. nesse sentido, a banca poderia cobrar qualquer questão que também estaria correto.