A)É importante que Sua Senhoria esteja informada(FALTOU A PREPOSIÇÃO DE, QUEM É INFORMADO, É INFORMADO DE ALGUMA COISA) que esta Secretaria não envia e-mails afim (O CORRETO É A FIM SEPARADO QUE INDICA FINALIDADE) de solicitar a atualização de dados cadastrais. Caso Sua Senhoria receba alguma mensagem com esse teor, não acesse nenhum link e apague o e-mail de sua caixa postal.
B)Gostaríamos de lhe informar que esta Secretaria não envia e-mails solicitando que se atualize dados cadastrais. Caso Sua Senhoria receber (O CORRETO É RECEBA) alguma mensagem com esse teor, não acesse nenhum link e apague o e-mail de sua caixa postal.
C)Informamos que esta Secretaria não envia e-mails para solicitar atualização de dados cadastrais. Caso Vossa Senhoria receba alguma mensagem com esse teor, não acesse nenhum link e apague o e-mail de sua caixa postal. CORRETO.
D)Convém informar de (A PREPOSIÇÃO DE NÃO É SOLICITADA POR NENHUM TERMO) que esta Secretaria não envia e-mails visando solicitar de que sejam atualizados dados cadastrais. Caso Vossa Senhoria venha a receber alguma mensagem com esse teor, não acesse nenhum link e apague o e-mail de vossa caixa postal.
E)Vimos informar de (A PREPOSIÇÃO DE NÃO É SOLICITADA POR NENHUM TERMO) que esta Secretaria não envia e-mails solicitando para atualizardes dados cadastrais. Caso Vossa Senhoria recebas alguma mensagem com esse teor, não acesses nenhum link e apagues o e-mail de vossa caixa postal.
GABARITO. C
Esta questão exige
do candidato conhecimento referente à correção gramatical na
correspondência oficial.
a) Neste período ocorrem 2 erros. O
1º é referente à ausência da preposição "de" para introduzir o complemento "que
esta Secretaria não envia e-mails afim de solicitar a
atualização de dados cadastrais", que é o objeto indireto do verbo informar; o
2º erro diz respeito ao vocábulo "afim". Tendo em vista que a ideia expressa por ele é de finalidade, o correto é a fim, separado, que é uma locução prepositiva. Afim é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que tem afinidade, proximidade, semelhança.
b) Neste período ocorrem 3 erros. O
1º é referente à ausência da concisão no trecho "Gostaríamos de lhe informar". Um texto conciso é aquele que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras, então, para que o trecho destacado atendesse a tal atributo, era preciso substitui-lo por apenas "Informamos"; o
2º erro ocorre com o emprego de "Sua Senhoria". Tendo em vista que os
pronomes de tratamento, mesmo se referindo à segunda pessoa, levam a
concordância para a 3ª pessoa, o correto é usar "Vossa Senhoria"; por fim, o 3º erro diz respeito à flexão do verbo "receber". Como ele está se referindo à terceira pessoa, o correto é receba.
c) Verificamos que este período atende ao uso da norma
padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, a vírgula
foi empregada corretamente, bem como as palavras grafadas e acentuadas de
forma devida. Dessa forma, esta é a alternativa
correta.
d) Neste período ocorrem 2 erros. O
1º é referente ao emprego da preposição DE em "solicitar de que sejam atualizados
dados cadastrais". O verbo solicitar no sentido de pedir ou rogar é transitivo direto. Assim, não deve ser inserida preposição para introduzir o seu complemento; e o
2º erro ocorre devido ao emprego do pronome possessivo VOSSA em "apague o e-mail de vossa caixa postal". Os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa, então, o correto é usar SUA.
e) Neste período ocorrem vários erros quanto à flexão verbal. Na redação oficial os verbos devem ser empregados na 1ª ou 3ª pessoa, não na 2ª, conforme ocorre com receber, acessar e apagar. Além deles, o verbo atualizar ainda está no infinitivo pessoal, destoando totalmente dos demais.
Gabarito: Letra C