-
Aos não assinantes Gabarito A
Se alguém puder explicar o gabarito, faço nem ideia, eu fui com os 70% que marcaram B.
-
Acho que o gabarito está errado. deveria ser B
-
Peçam comentário do professor
-
GABARITO: A
“NOVA GESTÃO PÚBLICA” (NGP): A TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO ULTRALIBERAL
Segundo a visão do ministro Bresser-Pereira, o sistema administrativo brasileiro, nascido da Constituição de 1988, tinha realçado os piores elementos do modelo burocrático, com o reforço da lógica dos procedimentos, a uniformização e o "engessamento" da estrutura dos órgãos públicos e da política de pessoal, somados ao baixo controle público da burocracia. Para mudar essa situação seria necessário, de um lado, flexibilizar a gestão pública e, de outro, tornar o corpo burocrático mais accountable em relação aos cidadãos.
O Plano Diretor era o instrumento aglutinador dessa proposta. Ao contrário do que diziam os críticos da época, sua concepção não defendia o Estado mínimo e tampouco propunha a destruição da "burocracia weberiana", definida como a estrutura profissional e meritocrática que deve prevalecer no funcionalismo.
-
PDRAE - criado por Bresser Pereira em 1995 com a finalidade do governo focar no que realmente era atividade do Estado, com mais eficiência e eficácia, aplicando o modelo gerencial.
DESBUROCRATIZAÇÃO - Hélio Beltrão em 1979 criou o Programa Nacional de Desburocratização no Brasil.
letra A
*esse foi meu raciocínio. As outras alternativas, não tenho ideia.
-
Novos marcos legais da administração pública brasileira: funcionalismo, contrato de gestão (Agências Executivas e Organizações Sociais) e o princípio da eficiência. Fonte: SBS - XII Congresso Brasileiro de Sociologia GT24 – Transformações do Estado Título do trabalho: REFORMA DO ESTADO OU REFORMA DO APARELHO: o MARE, seu papel e seu alcance
-
Acho que caberia recurso.
Vejamos:
Temos 3 tipos de modelo de Administração Pública:
1) Modelo Patrimonialismo 2) Modelo Burocrático 3) Nova Gestão Pública.
Por lógica uma das características da Nova Gestão Pública é a desburocratização. Ela tem como objetivo superar a crise fiscal e superar a rigidez da Burocrática.
-
-
não concordo com o gabarito
-
"No início dos anos 80, registrou-se uma nova tentativa de reformar a burocracia e orientá-la na direção da Administração Pública gerencial, com a criação do Ministério da Desburocratização e do Programa Nacional de Desburocratização - PrND, cujos objetivos eram a revitalização e agilização das organizações do Estado, a descentralização da autoridade, a melhoria e simplificação dos processos administrativos e a promoção da eficiência."
Giovanna Carranza.
Ou seja, a Desburocratização veio antes.
-
LETRA A
Reforma do Funcionalismo = PDRAE, 1995
Desburocratização = veio na decada de 80
Burocratização = Vargas, 1930 +
-
Em 1995, a reforma admnistrativa do PDRAE buscava a flexibilização da estabilidade do funcionalismo.
Não deu certo, kkkkk
-
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0200.htm
Dispõe sôbre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências.
DASP está regido pelo princípio da descentralização.Vão ler a legislação que vocês aprendem mais, a Rosana está certíssima.
Aqui está a aula do professor Bruno Eduardo sobre o assunto: https://youtu.be/H709ZPwxOPg
-
A Nova Gestão Pública, apesar de estar erroneamente confundida com a Administração Gerencial, está mais para uma evolução do Modelo Burocrático. É mais uma fase de transição do Burocrático para o Gerencial. O foco da NGP foi o controle finalístico dos resultados (à posteriori), diferentemente da burocracia, que tinha um foco voltado para o controle dos processos (à priori).
- A alternativa "b) a Desburocratização" passa uma ideia de rompimento com a burocracia, o que não é verdade.
- A alternativa "a) o Funcionalismo" também não é um dos traços marcantes da NGP. Porém, se você partir do ponto que houve uma mera evolução do modelo burocrático, talvez seja possível entender o gabarito da banca.
- Porém, aí teríamos que concordar também com a alternativa "e) Formalismo", pois essa também era uma característica da burocracia.
- Portanto, não concordo com esse gabarito e acho que a questão deveria ser anulada!
GABARITO: A)
-
Acrescento:
Bresser-Pereira, na apresentação no PDRAE, pediu encarecidamente que todos que exercessem funções públicas no Governo Federal lessem atentamente o Plano, porque a administração não era feita apenas de servidores, mas também e do entusiasmo daqueles que a compunham.
O PDRAE identificou quatro setores em que o Estado atuava:
- o núcleo estratégico,
- as atividades exclusivas,
- os serviços não-exclusivos e
- o setor de produção de bens e serviços para o mercado.
Bresser-Pereira afirmou então que a reforma teria fases e dimensões, sendo necessário que três delas acontecessem de forma conjunta.
1. Dimensão institucional-legal: obstáculos de ordem legal que estavam também conectados com o excesso de burocracia.
2. Dimensão cultural: deveria haver um esforço interno para que fosse eliminado o patrimonialismo e aceito o gerencialismo.
3. Dimensão gerencial: A eficiência e a busca por resultados deveria ser o maior objetivo dos agentes e órgãos públicos.
Como consequência do PDRAE, foi editada e promulgada a emenda constitucional número 19 de 1998 que, além de outras inclusões, adiciona a eficiência como princípio constitucional no caput do artigo 37.
_sic transit gloria mundi_