SóProvas


ID
3463504
Banca
VUNESP
Órgão
PC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Dois jogadores, A e B, disputam um jogo de cara ou coroa, com 50% de chance de cada um acertar. Eles estão apostando um certo valor e será considerado vencedor o primeiro que tiver cinco acertos. Em um determinado instante, o jogo precisou ser interrompido, e, nesse momento, o jogador A tinha três acertos, faltando apenas dois para ganhar, enquanto o jogador B tinha apenas dois acertos, faltando três para ganhar. Sugeriu-se dividir o valor apostado de maneira proporcional à chance de cada um se sagrar vencedor, caso o jogo continuasse até o final. Então, a probabilidade de A ganhar, se continuasse o jogo, é de:

Alternativas
Comentários
  • Teoria dos Pontos

  • como o B venceria:

    BBB ( 3 B Seguidos )

    ABBB ( ficando 4 A e 5 B )

    BABB ( idem )

    BBAB ( Idem )

  • questão que pode ser resolvida através da distribuição discreta binomial:

    Atribuindo X como sendo nº de acertos de A, temos apenas 2 resultados possíveis, ou A acerta ou A erra (B acerta). Devemos raciocinar ainda que a probabilidade de A vencer é a mesma que ele acerta mais 2 vezes, portanto precisamos saber a exatamente a probabilidade de ele acertar mais 2 vezes.

    Devemos entender ainda que a probabilidade de X = 2 é a mesma coisa que 1 - p (X=3), sabendo disso e conhecendo a fórmula da distribuição binominal fica fácil:

    P(X=2) = 1 - P(X=3) = 1 - (Combinação 5,3) * (probabilidade de acerto ^ nº de acertos) * (probabilidade de erro ^ nº de erro)

    O erro é a mesma coisa que acerto de B, pois foi atribuído que X é acerto de A.

    Assim,

    P(X=2) = 1 - 10 * (0,5³) * (0,5²) = 1 - 10 * (1/8) * (1/4) = 1 - 10/32 = 22/32 = 11/16.

    Resposta letra D

    Rumo à PCDF

  • Entendi tudo bacaninha, mas não entendi por que não dá pra sair fazendo direto a Probabilidade de sucesso de A, diretão, sem subtrair 1. Ou seja, por que não dá a resposta fazendo :

    P(X=2) = (Combinação 5,2) * (probabilidade de acerto ^ nº de acertos) * (probabilidade de erro ^ nº de erro)

  • Não vejo como a resposta dessa questão não é letra A

    Todos possíveis eventos:

    Quando A Ganha:

    AA / ABA / ABBA / BAA / BABA / BBAA

    Quando B ganha:

    BBB / ABBB / BABB / BBAB

    No total da 10 possíveis eventos, se A ganha em 6 então a sua probabilidade de ganhar é 6/10 = 3/5

    Estou errando em algo?

  • O JOGO FOI INTERROMPIDO. ENTÃO “A” PRECISA GANHAR DUAS VEZES PARA SER O VENCEDOR, POIS JÁ GANHOU 3.

    QUAIS AS POSSÍVEIS COMBINAÇÕES DE “A” GANHAR AS DUAS VEZES QUE LHE RESTAM?

    SÃO 6 COMBINAÇÕES POSSÍVEIS.

    AA = QUAL A CHANCE DE “A” GANHAR A PRIMEIRA PARTIDA? 1/2

         QUAL A CHANCE DE “A” GANHAR A SEGUNDA PARTIDA? 1/2

    ESTAMOS AFIRMANDO QUE “A” GANHARÁ A PRIMEIRA E A SEGUNDA. SE TEMOS O CONECTIVO E ENTÃO MULTIPLICAMOS

    RESULTADO SERÁ 1/4.

    ABA = QUAL A CHANCE DE “A” GANHAR A PRIMEIRA PARTIDA? 1/2

          QUAL A CHANCE DE “B” GANHAR A SEGUNDA PARTIDA? 1/2

          QUAL A CHANCE DE “A” GANHAR A TERCEIRA PARTIDA? 1/2

          RESULTADO 1/8

    ABBA = QUAL A CHANCE DE “A” GANHAR A PRIMEIRA PARTIDA? 1/2

           QUAL A CHANCE DE “B” GANHAR A SEGUNDA PARTIDA? 1/2

           QUAL A CHANCE DE “B” GANHAR A TERCEIRA PARTIDA? 1/2

           QUAL A CHANCE DE “A” GANHAR A QUARTA PARTIDA? 1/2

           RESULTADO 1/16

    OUTRAS COMBINAÇÕES POSSÍVEIS: BAA ou BBAA ou BABA (EXECUTE O MESMO RACIOCÍNIO DAS TRÊS ACIMA)

    AGORA O RACIOCÍNIO É SOMAR AS POSSÍVEIS COMBINAÇÕES, POIS O CONECTIVO OU IRÁ SOBRESSAIR. OU SEJA, SERÁ AA OU ABA OU ABBA OU BAA OU BBAA OU BABA

    1/4 + 1/8 + 1/8 + 1/16 + 1/16 + 1/16 = 11/16 

  • LETRA D

    --------------------------

    Antes de resolver a questão, vamos a teoria esquematizada.

    A resolução trata do assunto Distribuição Binomial.

    Distribuição Binomial:

    • distribuição de probabilidade/estatística de sucesso de sequência de tentativas;
    • espaço amostral finito;
    • dois resultados= sucesso e fracasso;
    • possibilidades iguais de ocorrência;
    • eventos independentes.

    Fórmula: P(x=k)=combinação(n,k) * p^k * q^n-k

    Obs- acento circunflexo indica expoente (p elevado a k; q elevado a n-k)

    Legenda:

    • x=k= número de sucessos
    • p=probabilidade sucesso
    • q=probabilidade fracasso (q=1-p)
    • n=total de ensaios

    ---------------------------

    Resolução.

    Temos dois jogadores A e B;

    Cara ou coroa = probabilidade 50% ou 0,5

    Eventos: 5 acertos

    Quando o jogo foi interrompido:

    • A tinha 3 acertos, faltando 2 para ganhar;
    • B tinha 2 acertos, faltando 3 para ganhar.

    Assumindo a variável "x" para representar o sucesso (GANHAR) temos as seguintes probabilidades:

    • Sucesso de A=P(x=2)
    • Sucesso de B=P(x=3)

    Como a questão pede somente a probabilidade de A ganhar, precisamos saber o SUCESSO e o FRACASSO de A para substituir na fórmula e resolver a questão.

    O sucesso de A é P(x=2) e o fracasso de A é a probabilidade de sucesso de B, pois se B ganhar o A perde, ou seja, fracassa. Então, utilizando as fórmulas anteriormente informadas temos:

    • Sucesso de A => P(x=2)
    • Fracasso de A = Sucesso de B, assim: 1-P(x=2)=P(x=3) => P(x=2)=1-P(x=3)

    Pronto, agora é somente substituir:

    P(x=2)=1-combinação (5,3) * (0,5)^3 * (0,5)^2

    P(x=2)=1-10*0,25*0,125

    P(x=2)=1-0,3125

    P(x=2)=0,6875 ou 6875/10000

    P(x=2)= 11/16 (simplificando a fração anterior)

  • carai vei como que faz um bagui desses na hora da prova mano... se louco!!!!

  • Tem mta gente colocando fórmula bonita, etc e tal.. mas para quem é meio burrão e quiser acertar uma questão desse tipo rápido e sem demora (e sem decorar fórmula nenhuma), vai a dica: basta desenhar e contar, dá para fazer em 2 minutos, mto mais rápido que fazendo as contas da fórmula por sinal. Primeiro, basta ver que serão lançadas no máximo mais 4 moedas, ai como são só 2 possiblidades por moeda fica assim:

    GGGG - A ganha

    GGGP - A ganha

    GGPG - A ganha

    GGPP - A ganha... e por ai vai, basta fazer isso com todas as 16 combinações, no final você olha linha por linha quando a pessoa que estava ganhando termina de ganhar. Você verá que o A ganha 11 das 16 vezes (gabarito). Agora, para quem gosta de decorar fórmula, e matar mosquito com bazuca, meus parabéns também! O importante é não afogar.

  • Essas são as únicas possibilidades de "A" ganhar

    AA = 1/2*1/2 = 1/4

    ABA = 1/2*1/2*1/2 = 1/8

    BAA = 1/2*1/2*1/2 = 1/8

    ABBA = 1/2*1/2*1/2*1/2 = 1/16

    BABA = 1/2*1/2*1/2*1/2 = 1/16

    BBAA = 1/2*1/2*1/2*1/2 = 1/16

    = 1/4+1/8+1/8+1/16+1/16+1/16

    = 4+2+2+1+1+1/16

    = 11/16