SóProvas


ID
3463513
Banca
VUNESP
Órgão
PC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação ao arquivamento e à ordenação de documentos de arquivo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar essa questão, por favor?

  • A questão é baseada nas definições dadas pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA):

    A- método de arquivamento é a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

    Na verdade essa é a definição de arranjo:

    Arranjo - Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

    B- arranjo é a sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade.

    Na verdade, essa é a definição de método de arquivamento:

    Método de Arquivamento - Seqüência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade.

    C- nível de arranjo refere-se à posição dos documentos em uma estrutura alfabética de arranjo.

    Não existe tal restrição a estrutura alfabética. Na verdade, a definição de nível de arranjo no DBTA fala em estrutura hierarquizada:

    Nível de Arranjo - refere-se à posição dos documentos em uma estrutura hierarquizada de arranjo.

    D- sistema de arranjo refere-se ao conjunto de procedimentos técnicos combinados que norteiam a organização dos documentos, tendo em vista a recuperação da informação de um ou mais fundos e/ou coleções.

    Está correto, de acordo com a definição do DBTA.

    E- quadro de arranjo é a expressão adotada em arquivos correntes para o esquema estabelecido para o arranjo dos documentos, a partir do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e da análise do acervo.

    Errado: o quadro de arranjo é usado em arquivos permanentes!

  • GABARITO: D

    Pior que é a literalidade do conceito de "sistema de arranjo" que está no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. O conceito está mais precisamente na página 156 do livro.

    Meu professor sempre frisou que "coleção" era um termo que não existia na arquivística e que isso era voltado às bibliotecas. Pelo visto há uma exceção.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf

  • A questão trata de várias definições referentes ao arranjo e a métodos de arquivamento.
    a) Esse é o conceito e arranjo. O método de arquivamento seria a forma de organização dos documentos a partir de critérios pré-definidos, que visam o acesso à informação. Errada.
    b) Essa é a definição de método de arquivamento. Errada.
    c) Os níveis de arranjo são as estruturas que são estabelecidas dentro do arranjo. Entretanto, essa estrutura não é alfabética e sim hierárquica. Errada.
    d) O conceito apresentado está correto. Lembrando que a aplicação desse sistema se dá nos arquivos permanentes. Certa.
    e) O conceito apresentado está correto, entretanto, o quadro de arranjo é aplicado nos arquivos permanentes e não correntes. Errada.

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • O nível da Arquivologia nessa prova tava hard, por Deus!

  • Nunca nem vi.

  • Entende-se por arranjo a seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, utilizando-se diferentes métodos, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido (ARQUIVO NACIONAL, 2005).

    FASE PERMANENTE