SóProvas


ID
3463651
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia a notícia abaixo:


A COMLURB retirou 21,8 toneladas de peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio, até o fim da manhã desta sexta-feira (21).

Na manhã de quinta, uma grande quantidade de peixes mortos boiando chamou a atenção de quem passava pelo local. Segundo o biólogo Mario Moscatelli, as mortes dos peixes podem ter sido causadas por um conjunto de fatores.

"A princípio, você tem lançamento de esgoto, tem o canal do Jardim de Alah que está assoreado e não está havendo troca de água. E esse maçarico ligado. Eu já entrei aqui dentro da água e a água parece banho-maria. Não tem oxigênio para os peixes e o bicho está morrendo", explicou o biólogo.


Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-dejaneiro/noticia/2018/12/21/toneladas-de-peixesmortos-sao-retirados-da-lagoa-rodrigo-defreitas.ghtml em 10/02/2019



Esse fenômeno é muito conhecido pelos biólogos e piora significativamente em dias onde as temperaturas são elevadas. O processo na qual levou a mortandade elevada dos peixes é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Eutrofização: processo através do qual um corpo adquire altos níveis de nutrientes provocando um acúmulo de materia orgânica em decomposição.
  • Acredito ser a letra B, haja vista que no processo de eutrofização, ao lançar esgoto, ou seja, matéria orgânica na lagoa, bactérias aeróbicas passam a se alimentar da matéria orgânica despejada e se proliferar. Neste sentido, o aumento do número de decompositores aeróbicos leva a um maior consumo do oxigênio da água do lago. Juntando este fato, ao que o lago se encontra assoriado e não há troca de água, potencializa a falta de oxigênio. Logo, o consumo do oxigênio levará a morte dos seres aeróbicos, no caso em tela, os peixes.

  • Eutrofização: Aumento excessivo dos nutrientes da água.