SóProvas


ID
3464272
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo em relação à criptococose.


I - Criptococose pulmonar é frequentemente associada a doenças antecedentes, como neoplasias malignas, diabetes e tuberculose.

II - Usualmente se apresenta com sinais e sintomas de meningite crônica, quando há envolvimento do sistema nervoso central.

III - Lesões cutâneas são comuns na criptococose disseminada.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Manifestações da criptococose dependem da área afetada.

    SNC

    Como a inflamação não é extensiva, a febre em geral é baixa e pode estar ausente, não sendo comum haver meningismo.

    Em pacientes com aids, a meningite por criptococos pode produzir mínimo ou nenhum sintoma, mas dores de cabeça frequentemente ocorrem e, às vezes, estado mental alterado lentamente progressivo.

    Como a maioria dos sintomas de meningites por criptococos resulta de edema cerebral, geralmente não são específicos (p. ex., cefaleia, visão turva, confusão, depressão, agitação ou outras alterações de comportamento). Com exceção de paralisias oculares ou faciais, sinais focais são raros, mesmo relativamente mais tarde no curso. Cegueira pode se desenvolver em decorrência de edema cerebral ou envolvimento direto dos tratos ópticos.

    Pulmões:

    Muitos pacientes com infecção pulmonar criptocócica são assintomáticos. Aqueles com pneumonia com frequência apresentam tosse e outros sintomas respiratórios não específicos. Entretanto, a aids associada à infecção pulmonar criptocócica pode se apresentar como pneumonia grave, progressiva, com dispneia aguda e um padrão de radiografia sugestivo de infecção por Pneumocystis.

    Pele:

    Disseminação dermatológica pode se manifestar na forma de lesões pustulares, papulares, nodulares, ou ulcerativas, algumas vezes semelhantes a , , ou .