-
CANO DE ALMA RAIADA
Sulcos paralelos e helicoidais imprimem no projétil um movimento giratório em torno do seu eixo, estabilizando a sua trajetória.
RAIAMENTO possui um passo (é a distância necessária para que o projétil realize uma volta completa em torno de seu eixo). A ORIENTAÇÃO do raiamento pode ser: DESTROGIRA (sentido de giro horário ou para a direita) ou SINISTROGIRA (sentido de giro anti-horário ou para a esquerda).
QUANTIDADE: Número de sulcos helicoidais existentes. O fabricante decide sobre a melhor concepção do raiamento nos canos de suas armas, seguindo características e dimensões próprias, em especial quanto ao número, orientação, largura, profundidade e ângulo de inclinação; objetivando o melhor desempenho balístico.
CARTUCHOS DAS ARMAS RAIADAS possuem os seguintes componentes: estojo, espoleta, carga de projeção e o projétil ou projetil.
-
Na minha opinião a correta é a Letra D... Alguém pode me explicar porque não é?
A pólvora negra é composta de ingredientes granulares: Enxofre (S), Carvão vegetal (provê o carbono) e Nitrato de potássio (salitre - KNO3, que provê o oxigênio).A proporção ótima para a pólvora é: salitre 74,64%, enxofre 11,64% e carvão vegetal 13,51%.
A pólvora sem fumaça, consiste, quase que exclusivamente, de pura nitrocelulose (pólvoras de base simples), frequentemente combinada com até 50% de nitroglicerina(pólvoras de base dupla), e algumas vezes com nitroguanidina (pólvoras de base tripla), embebida em pequenas pelotas esféricas, lâminas ou cilindros extrudados, usando éter como solvente. Pólvora "sem fumaça" queima somente na superfície dos grãos. Grãos maiores queimam mais vagarosamente, e a taxa de queima é controlada por uma camada superficial de detenção de chama. A intenção é regular a taxa de queima, de modo que uma pressão relativamente constante seja exercida para propelir o projétil ao longo de todo o seu percurso dentro do cano da arma, para se obter a maior velocidade possível.
-
A alternativa D, afirma que a pólvora de base química apresenta apenas um único tipo de componente, que nesse caso é a nitrocelulose. No entanto, ela também pode ser constituída de nitroglicerina.
-
Concurseira Mãe, a pólvora branca, ou piroxilada, pode ser de base dupla, que contém nitroglicerina. Por esse motivo, a afirmação de que contém "apenas um único tipo de componente" torna a alternativa INCORRETA.
-
(A) CORRETA! Descrição perfeita sobre o estojo.
(B) Incorreta, pois a espoleta não contém a pólvora (propelente), mas sim a mistura explosiva iniciadora que promoverá a combustão da pólvora.
(C) Incorreta, pois as características da pólvora estão completamente erradas.
(D) Incorreta, pois a pólvora química (sem fumaça) pode ser de base simples, dupla ou tripla, apresentando outros componentes além da nitrocelulose.
(E) Incorreta. Alternativa repetiu a letra C.
Gabarito: A
-
GAB: A
A) o estojo é o componente externo de maior dimensão, possui forma bastante variada, apresenta o culote saliente, semi-saliente e sem saliência (rim, semirrim e rimless) e geralmente é confeccionado em latão 70:30.
- Um estojo, em termos de munição, é um recipiente tubular que serve para conter uma espoleta, uma carga propelente e um ou mais projéteis. É o invólucro e suporte dos demais elementos de munição
- Os estojos geralmente são feitos de latão.
B) a espoleta ou cápsula de espoletamento é um pequeno recipiente metálico que contém a pólvora ou a carga de projeção, localizada no centro do culote do estojo.
- Errado.
- Questão. A percussão é o choque de dois corpos; no cão o percurssor atinge a espoleta para transmitir fogo à pólvora. (CERTO).
- Ou seja, a pólvora não é um componente da espoleta, a espoleta contém mistura iniciadora. A grande maioria das munições apresenta, como mistura iniciadora, o estifnato de chumbo, nitrato de bário e sulfeto de antimônio..
- O propelente mais usado é a pólvora sem fumaça, que é à base de nitrocelulose e nitroglicerina.
C) a pólvora, ou carga de projeção, é um combustível líquido, agranular, apresentando sempre os mesmos tipos de formatos de grãos, produzindo grandes quantidades de gases e elevação da temperatura e necessita de oxigênio externo.
- Errado. não é um combustível líquido. Ademais, os grãos não são sempre do mesmo tipo de formato.
D) a pólvora antiga, ou pólvora negra ou preta, é composta por 75% de salitre, 13% de carvão vegetal e 12% de enxofre; e a pólvora de base química ou sem fumaça apresenta apenas um único tipo de componente, que é a nitrocelulose.
- Errado. O propelente mais usado é a pólvora sem fumaça, que é à base de nitrocelulose e nitroglicerina.
E) a pólvora, ou carga de projeção, é um combustível sólido, agranular, apresentando sempre os mesmos tipos de formatos de grãos, produzindo grandes quantidades de gases e elevação da temperatura e necessita de oxigênio externo.
- Errado. Não é necessário que os grãos apresentem sempre o mesmo tamanho e formato.