SóProvas


ID
346462
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação às pistolas semiautomáticas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • TIRO UNITÁRIO (Carregamento Manual)

    SIMPLES: Comporta carga para um único tiro.

    MULTIPLO: Comporta-se  como  se fossem  duas  ou  mais armas  de  tiro  unitário simples,  montadas  numa só coronha.


    REPETIÇÃO

    NÃO AUTOMÁTICA : Funcionam  pelo  princípio  da  força  muscular  do atirador,  que  através  de  suas  ações  desencadeará cada fase do funcionamento.

    SEMI-AUTOMÁTICA: Funcionam  pelo  princípio  de  aproveitamento dos  gases  resultantes  da  queima  da  carga  de projeção,  o  qual  realiza  quase  todas  as  fases  do funcionamento,  exceto  a  liberação  da  massa percutente.

    AUTOMÁTICA: Funcionam  pelo  princípio  de aproveitamento  dos  gases  resultantes  da queima  da  carga  de  projeção,  que  realiza quase todas as fases do funcionamento.


    Fonte: Manual da PMSC

  • Desde quando uma pistola semiautomática pode ser utilizada de forma automática? Pra ela fazer isso, é preciso que haja modificações internas e a questão é bem clara no enunciado dizendo ''pistola semiautomática''. A letra A está correta com exceção dessa parte. Eu não posso pegar uma Sig Sauer P226 e fazer ela disparar em automático. Ela tem ação simples e ação dupla, mas nunca vai disparar no automático a menos que haja modificações e assim ela deixará de ser semiautomática. Péssima questão.

  • A - As armas semiautomáticas trabalham aproveitando os gases resultantes da queima dos propelentes, o qual realiza o ciclo (todas as fases) do funcionamento. Com isso, a Ação simples – No acionamento do gatilho apenas uma operação ocorre, o disparo; sendo que a operação de armar o conjunto de disparo já foi feita antes. Já na Ação dupla – No acionamento do gatilho ocorrem duas operações, a primeira é o armar do conjunto de disparo e a segunda é o disparo propriamente dito. (CORRETA)

    B - Ferrolho é a designação da parte de uma arma de repetição que carrega a câmara com um novo cartucho e bloqueia a abertura traseira (culatra) permitindo que o propelente queime e o disparo seja efetuado. Em geral o ferrolho se move para frente e para trás de forma repetitiva usando um sistema manual ou automatizado descarregando o cartucho deflagrado e carregando um novo na câmara. O extrator e o pino de disparo costumam ser parte integrante do ferrolho. (ERRADA)

    C- são armas de fogo curtas, de porte, com o mecanismo de disparo agindo somente por movimento simples. (ERRADA)

    D - Armação é a parte de uma arma de fogo que integra outros componentes, fornecendo alojamento para componentes de ação interna, como "cão", ferrolho ou bloco da culatra, percutor e extrator, e pode ter interfaces roscadas para anexar externamente componentes como o cano, coronha, mecanismo de gatilho e mira ótica/de ferro. (ERRADA)

    E - Pistola é uma- arma de fogo de porte, geralmente semi-automática, cuja única câmara faz parte do corpo do cano e cujo carregador, quando em posição fixa, mantém os cartuchos em fila e os apresenta sequencialmente para o carregamento inicial e após cada disparo; há pistolas de repetição que não dispõem de carregador e cujo carregamento é feito manualmente, tiro-a-tiro, pelo atirador. (Art. 3º, inciso LXVII do Decreto 3.665/00 – R 105) - Pode ser de ação simples, ação dupla ou dupla ação (ERRADA).