SóProvas


ID
3464863
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

IV Fórum Ser Homem reafirma compromisso para a Saúde do Homem


Evento trouxe propostas

para tentar diminuir a

morbimortalidade, melhorar

a qualidade de vida e a

intenção de assinatura de

uma Carta Compromisso

entre várias instituições


      Pensando em ir além das discussões do Novembro Azul e a prevenção do Câncer de Próstata, o Ministério da Saúde e Instituto Lado a Lado promoveram nesta quarta-feira, 14 de novembro, o IV Fórum Ser Homem: Discutindo Políticas Públicas para a Saúde do Homem. O objetivo foi ampliar a promoção, a prevenção e a assistência à saúde masculina.

      Hoje a preocupação não é apenas com os tumores masculinos, mas com a saúde integral do homem. Isso porque, devido a uma série de fatores, o homem vive em média sete anos a menos que as mulheres em diversas regiões do país. A cada três mortes de adultos, duas são de homens. Por isso, ensinar que o homem precisa se preocupar em se cuidar é um dos grandes desafios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

      Para Francisco Norberto, Coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, são muitas as barreiras socioculturais e econômicas a serem superadas. “De fato, esse homem que vemos hoje só aparece nos serviços de saúde durante sua infância, sempre acompanhado pela mãe ou pelo pai, mas depois ele some, reaparecendo no hospital somente quando precisa”, destacou Norberto.

      A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi criada com foco nos homens dos 20 aos 59 anos, com objetivo de ampliar o acesso com qualidade aos serviços do Sistema único de Saúde (SUS).

(Disponível em:<http://portalms.saude.gov.br/noticias/sas/44697-iv-forum-ser-homem-reafirma-compromisso-para-a-saude-do-homem Acessado em: 05 de jan. de 2019 - com adaptações)

O sinal indicativo de crase está corretamente empregado somente no item:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     a) À medida que o tumor cresce, pode ocorrer dor na coluna lombar, dor pélvica, presença de sangue na urina, insuficiência renal, inchaço no saco escrotal e nas pernas → temos uma locução conjuntiva subordinativa proporcional com base feminina (uso da crase correto e obrigatório).
     b) Portanto, com o crescimento do tumor, o jato de urina fica mais fraco, à micção é feita em gotas ou em jatos (dois tempos) e é preciso fazer força para manter o jato de urina → crase incorreta (está marcando um sujeito preposicionado, não temos sujeito preposicionado. O correto é somente o uso do artigo definido "a" (a micção).
     c) Outro sintoma muito comum é o aumento da frequência urinária, sobretudo noturna, levando o paciente à acordar várias vezes para ir ao banheiro durante a noite → crase incorreta antes de verbo. O correto é somente o uso da preposição "a" (a acordar).
     d) A próstata é uma glândula que envolve à porção inicial da uretra, que é o canal da urina, está localizada em frente ao reto (porção final do intestino grosso) e abaixo da bexiga → envolve alguma coisa (verbo transitivo direto, ele não rege o uso da preposição "a" para que venha a se formar a crase). O correto é somente o uso do artigo definido "a" (envolve a porção inicial).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Usa-se crase sempre diante de locuções adverbiais feminas,ex: à medida que, à esquerda, às vezes,à deriva...

  • Com a regra geral da crase, responde-se não somente a essa questão, mas como a todas. Para o professor Celso Pedro Luft, ensinam regras e, por isso mesmo, as pessoas comentem erro quando se trata de crase. Partindo do princípio que considera inútil um compêndio com regras engessadas e lições mecânicas para justificar o fenômeno, o professor afirma sumariamente que a regra a ser observada é uma só:

    Acentua-se o "a" duplo (a + a → à)

    a) À medida que o tumor cresce, pode ocorrer dor na coluna lombar, dor pélvica, presença de sangue na urina, insuficiência renal, inchaço no saco escrotal e nas pernas.

    Correto. Tem-se "a" artigo e "a" preposição. "À medida que" é uma locução conjuntiva proporcional;

    b) Portanto, com o crescimento do tumor, o jato de urina fica mais fraco, à micção é feita em gotas ou em jatos (dois tempos) e é preciso fazer força para manter o jato de urina.

    Incorreto. Se se diz "a saída é feita em gotas", diz-se então "a micção é feita em gotas". Existe somente artigo;

    c) Outro sintoma muito comum é o aumento da frequência urinária, sobretudo noturna, levando o paciente à acordar várias vezes para ir ao banheiro durante a noite.

    Incorreto. Os verbos não admitem a presença de artigo definido, de modo que na estrutura acima há somente preposição (levar a);

    d) A próstata é uma glândula que envolve à porção inicial da uretra, que é o canal da urina, está localizada em frente ao reto (porção final do intestino grosso) e abaixo da bexiga.

    Incorreto. Se se diz "uma glândula que envolve o canal", diz-se então "uma glândula que envolve a porção". Consta somente artigo. Não havendo preposição, anula-se a possibilidade de marcar o fenômeno crásico.

    Letra A

  • Assertiva A

    À medida que o tumor cresce, pode ocorrer dor na coluna lombar, dor pélvica, presença de sangue na urina, insuficiência renal, inchaço no saco escrotal e nas pernas.

  • casos obrigatórios de crase

  • A) À medida que o tumor cresce, pode ocorrer dor na coluna lombar, dor pélvica, presença de sangue na urina, insuficiência renal, inchaço no saco escrotal e nas pernas.

    Diante da maioria das locuções há crase:

    Locuções conjuntivas:

    à medida de, à moda de, à maneira de,

    Locuções Prepositivas:

    à beira de

    à espera de

    à maneira de

    Locuções adverbiais de base feminina:

    à distância

    à toa

    à vontade

    às pressas

    às claras

    à mão

    às vezes

    B) Portanto, com o crescimento do tumor, o jato de urina fica mais fraco, à micção é feita em gotas ou em jatos (dois tempos) e é preciso fazer força para manter o jato de urina.

    "A micção" está sendo usado como sujeito.

    C) Outro sintoma muito comum é o aumento da frequência urinária, sobretudo noturna, levando o paciente à acordar várias vezes para ir ao banheiro durante a noite.

    Não há crase diante de verbos

    Diante de "à noite "= CRASE.

    D) A próstata é uma glândula que envolve à porção inicial da uretra, que é o canal da urina, está localizada em frente ao reto (porção final do intestino grosso) e abaixo da bexiga.

    Faça uma troca rápida da palavra masculina pela feminina ..se aparecer "ao" = crase.

    Envolve a porção / envolve o membro

  • a) À medida que o tumor cresce, pode ocorrer dor na coluna lombar, dor pélvica, presença de sangue na urina, insuficiência renal, inchaço no saco escrotal e nas pernas.

    Correto. Tem-se "a" artigo e "a" preposição. "À medida que" é uma locução conjuntiva proporcional;

    b) Portanto, com o crescimento do tumor, o jato de urina fica mais fraco, à micção é feita em gotas ou em jatos (dois tempos) e é preciso fazer força para manter o jato de urina.

    Incorreto. Se se diz "a saída é feita em gotas", diz-se então "a micção é feita em gotas". Existe somente artigo;

    c) Outro sintoma muito comum é o aumento da frequência urinária, sobretudo noturna, levando o paciente à acordar várias vezes para ir ao banheiro durante a noite.

    Incorreto. Os verbos não admitem a presença de artigo definido, de modo que na estrutura acima há somente preposição (levar a);

    d) A próstata é uma glândula que envolve à porção inicial da uretra, que é o canal da urina, está localizada em frente ao reto (porção final do intestino grosso) e abaixo da bexiga.

    Incorreto. Se se diz "uma glândula que envolve o canal", diz-se então "uma glândula que envolve a porção". Consta somente artigo. Não havendo preposição, anula-se a possibilidade de marcar o fenômeno crásico.

    Letra A de ''IRON MAIDEN''

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • Questão tão fácil que dá até medo

  • LETRA A

  • CRASE diante de Locuções adverbiais femininas:

    • à noite; à tarde; à farta; às pressas; à toa; às cegas; às escuras; às vezes; à mão; à vontade; às claras; à vista, etc.

    CRASE diante de Locuções prepositivas de base feminina: (À + PALAVRA FEMININA + PREP.)

    • à beira do; à semelhança de; à procura de; à espera de...

    CRASE diante de Locuções conjuntivas de base feminina: (À + PALAVRA FEMININA + CONJ.)

    • à medida que; à proporção que.
  • Motivo da B está errada.

    Não há crase Antes de sujeito.

    A noite estava bela # À noite, ela estava bela.