SóProvas


ID
3465037
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

“Receita são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais” (CPC 00 – Estrutura Conceitual, p. 27). Considerando a definição apresentada, marque a opção que NÃO é oriunda de receita:

Alternativas
Comentários
  • alguem para acrescentar sobre a letra D

  •  Itens que não afetam o total do patrimônio:

    a) aumento de capital com utilização de lucros e reservas;

    b) apropriações do lucro líquido do exercício reduzindo a conta Lucros Acumulados para formação de reservas, como Reserva Legal, Reserva de Lucros a Realizar,  e outras;

    c) reversões de reservas patrimoniais para a conta de ;

    d) compensação de Prejuízos com Reservas.

  • Sobre a letra D, pensei que a questão quis dizer o seguinte:

    Quando se apura lucro, ocorre a constituição de reserva legal, que aumenta o PL. Esse aumento veio de receitas apuradas na DRE.

  • Sobre a letra D Foi usada a reserva legal, mas para se constituir essa reserva foi necessário a destinação de parte do lucro do exercício, este que se originou pelo confronto de receitas e despesas.
  • Só bastava saber que a receita é aumento na situação patrimonial não oriunda de contribuições de proprietários, ou seja, integralização de capital social pelos proprietários não é receita.

    Letra B