Gabarito: D
Método de Custo
Por este método, os investimentos decorrentes de participações societárias permanentes em outras empresas são avaliados ao preço de custo, menos provisão para perdas consideradas de natureza permanente. A sua adoção implica em que as operações que alteram a situação patrimonial da investida não são reconhecidas ou registradas na investidora no momento de sua ocorrência, o que ocorre apenas com base em atos formais.
Assim, no método de custo não importa a geração efetiva de lucros na investida, mas as datas e os atos formais de sua distribuição, isto é, deixa-se de reconhecer na empresa investidora os lucros gerados e não distribuídos e outras mutações no patrimônio da coligada ou controlada. No MCA, quando a investida declara ou distribui dividendos estes são registrados neste momento como receita na empresa.
Método de Equivalência Patrimonial
É o método de avaliação em que a empresa investidora reconhece o resultado de seus investimentos e qualquer variação patrimonial relevante em coligadas e controladas no momento em que estes resultados são gerados nas empresas investidas. Esse método é assim denominado, pois o seu cálculo é baseado no valor do patrimônio líquido da empresa coligada ou controlada.
Avaliação de Investimentos. Disponível em: <https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/avaliacao-de-investimentos/44792>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
Gabarito: D
(A) De acordo com o Método de Equivalência Patrimonial, a investidora só deve registrar os impactos das variações patrimoniais no momento de seu resultado, quando a investida distribuir. ( Método de Custo)
(B) De acordo com o Método de Custos, os dividendos só devem ser considerados no resultado da investida momento em que são distribuídos. ( Na Investidora)
C) De acordo com o Método de Custo, o item é reconhecido pelo seu custo, mas o valor contábil do investimento pode variar ao longo do tempo influenciado pelos resultados líquidos gerados pela investida e que não foram distribuídos. (Após a distribuição)