SóProvas


ID
3465214
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A existência de externalidades como consequência inerente ao ato econômico é um bom ponto de partida para entendermos a importância do Estado na economia. Divididas entre externalidades negativas e positivas podemos AFIRMAR que:

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Externalidades.

    As externalidades são os efeitos de um agente que recaem sobre terceiros, sem que tais efeitos estejam refletidos no sistema de preços.

    Elas representam uma falha de mercado, isto é, uma situação que impedem o mercado de atingir a eficiência (assim como os bens públicos).

    Externalidades negativas possuem efeitos coletivos negativos. Elas são ineficientes, pois são ofertadas em quantidade MAIOR do que o aceitável.

    Já as externalidades positivas possuem efeitos coletivos positivos. Elas também são ineficientes por são ofertas em quantidade MENOR do que o que seria aceitável.

    Vamos analisar as alternativas!

    A) Errada. A contaminação de lençóis freáticos é uma externalidade negativa, pelos efeitos ambientais. Mas a sustação da atividade industrial completa pode causar a escassez de produtos industrial que representam benefícios à humanidade. Dessa forma, a melhor solução não seria banir a atividade industrial, mas incentivar a procura e adoção de outras formas de produção não poluentes.

    B) Errada. Se isso fosse feito, de fato o problema do ruído seria resolvido, mas outro problema seria criado, pois as pessoas teriam que sair da cidade e se locomover por grandes distâncias para poderem embarcar no trem. Ou seja, a acessibilidade aos trens ficaria prejudicada.

    C) Errada. Há diversas externalidades positivas, como as ONGs que realizam despoluição de rios, igrejas que realizam obras de caridade e etc. Ou seja, nem sempre as externalidades positivas estão vinculadas ao consumo de bens públicos.

    D) Certa Como a seguradora não tem como saber quem consome álcool e dirige, por exemplo, ela acaba aumentando o preço do seguro para se proteger de eventuais riscos. No entanto, todos os consumidores acabam pagando maiores preços (os que dirigem e bebem e também os que não bebem) e isso causa a externalidade negativa.


    Gabarito do Professor: Letra D.