SóProvas


ID
3465247
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A eleição de Juscelino Kubitschek à Presidência da República trouxe ao Brasil um novo ciclo de desenvolvimento. O novo presidente emplaca o famoso Plano de Metas que tinha como objetivo um acelerado crescimento da nação, e teve por slogan "crescer cinquenta anos em cinco". O Plano de Metas não contemplava:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Perguntinha ardilosa hein?...

    Acho que a B também poderia ser a resposta...

    Professor Jetro comenta essa aí!!

    abs

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.

    Como a questão bem frisou no enunciado, JK foi responsável pelo Plano de Metas, Plano que consistia em 30 objetivos (metas) distribuídos em 5 grandes áreas: energia, transporte, indústrias de base, alimentação e educação.

    As áreas de energia e transporte receberam mais de 70% dos recursos, exatamente de acordo com a linha que diagnosticava a fraca infraestrutura como o grande gargalo da economia brasileira.

    O plano é considerado como sendo um sucesso, apesar de não ter sido cumprido na íntegra.

    Vamos para as alternativas!

    A) Certa. O capital estrangeiro privado foi uma das principais formas de financiamento do Plano de Metas.

    B) Certa. Uma das consequências do plano foi a consolidação de poucas grandes empresas nacionais na área de infraestrutura, que dividem os mercados entre si, tornando os setores em oligopólios.

    C) Certa. O crescimento industrial do Plano deveu-se a grande participação de empresas estatais, empresas estrangeiras e uma pequena participação das empresas privadas nacionais.

    D) Errada. Pelo contrário, houve expansão das políticas de industrialização, notadamente pelo pesado investimento em infraestrutura.

    Como a questão pede o que o Plano de Metas não contemplava, nosso gabarito é a alternativa D.


    Gabarito do Professor: Letra D.