SóProvas


ID
3466411
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No Brasil, eles são oficialmente proibidos, mas podem ser facilmente comprados pela Internet em sites de importados. O funcionamento desses dispositivos não usa fogo. São à base de bateria, que deve ser recarregada após algum tempo de uso. Basta que o usuário puxe o ar pelo cartucho para que ele ative um atomizador, aquecendo o líquido eletrônico, e o vaporize, permitindo que a substância seja aspirada.

Internet: <https://istoe.com.br/>.


No que se refere ao tema abordado no texto acima e a assuntos correlatos, julgue o item.


Especialistas afirmam que o produto não é destituído de malefícios, embora pesquisas apontem que o dano por ele causado é menor que o gerado pelo cigarro convencional.

Alternativas
Comentários
  • O trecho apresentado na questão pode trazer dúvidas pois não é diretamente mencionado o produto ao qual a questão se refere. É preciso ler o trecho de forma bastante atenta e distinguir os detalhes que nos permitem concluir que o produto que está em pauta é o cigarro eletrônico. No entanto, a afirmativa de entrada da questão imediatamente nos aponta qual é o produto.
    O uso crescente de cigarros eletrônicos, principalmente entre os jovens, reabriu o debate acerca da possibilidade de tais cigarros causarem malefícios `a saúde, em primeira instância e, se eles realmente auxiliam a cura do tabagismo ou se tão somente representam outra face do mesmo vício. Os cigarros eletrônicos não causam mau hálito, não contribuem para a sujeira do ambiente pois não há restos, não atrapalham a respiração de outros que estejam perto dos fumantes. Teoricamente garantiriam o prazer do fumo sem os malefícios. 
    Entretanto, com a utilização cada vez maior entre jovens, médicos e pesquisadores começaram a atentar para patologias recorrentes em fumantes de eletrônicos. 
    Mais de 20% dos produtos comercializados contém substâncias químicas potencialmente tóxicas, como álcool benzílico Os saborizadores conferem risco potencial de doenças obstrutivas pulmonares. O uso de cigarros eletrônicos também parece estar associado a aumento do risco cardiovascular. A nicotina, frequentemente usada nos vaporizadores, confere uma série de riscos à saúde. Nos mais jovens pode ser causador de anormalidades no desenvolvimento do hipocampo e do córtex cerebral. Várias outras substâncias contidas nos e-líquidos (líquidos para os cigarros eletrônicos) parecem estar potencialmente ligados a cânceres de pulmão, bexiga, estômago e esôfago.
    Acresce-se a tudo isso a conclusão de que o vapor dos e-cigarros (cigarros eletrônicos) está associado a câncer em ratos. No entanto, os males do cigarro comum são potencialmente maiores,  Portanto, a afirmativa está correta.
    Gabarito do Professor: CERTO.