SóProvas


ID
3466561
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à gestão da qualidade, julgue o item.


O MEG é composto por oito critérios de excelência, sendo sete critérios voltados para processos gerenciais e um critério voltado para resultados organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • 8 Fundamentos da Excelência em Gestão. Pensamento sistêmico. Compromisso com as partes interessadas. Aprendizado Organizacional e Inovação. Adaptabilidade. Liderança transformadora. Desenvolvimento sustentável. Orientação por processos. Geração de valor.

  • Aos não assinantes: Certo

  • GABARITO: CERTO

    COMPLEMENTANDO:

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) está alicerçado em oito Fundamentos da Excelência

    1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

    2. Aprendizado organizacional e inovação: busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    3. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

    4. Compromisso com as partes interessadas: estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos. 

    5. Adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

    6. Desenvolvimento sustentável: compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

    7. Orientação por processos: reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

    8. Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas as partes interessadas.

    FONTE: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos

  • O propósito do MEG é apresentar uma forma sistemática de compreensão e melhoria

    das práticas gerenciais. Para tanto, o modelo propõe oito critérios, compostos por diversos itens

    (Quadro 2). Os sete primeiros critérios são gerenciais, com itens que apontam que tipo de prática

    gerencial a organização necessita. Já os itens do critério “Resultados” servem para indicar os

    resultados organizacionais necessários ao modelo de gestão.

    QUADRO 2 – Critérios do MEG

    Critérios

    Escopo/Itens

    Liderança

    Trata das práticas gerenciais relacionadas à governança corporativa, ao exercício da

    liderança, à promoção da excelência e à análise de desempenho

    Estratégias e

    Planos

    Trata das práticas gerenciais relacionadas à formulação e implementação das estratégias

    organizacionais

    Clientes

    Trata das práticas gerenciais relacionadas à imagem da organização, seu conhecimento

    do mercado e seu relacionamento com os clientes

    Sociedade

    Trata das práticas gerenciais relacionadas à responsabilidade socioambiental e ao

    desenvolvimento social

    Informações e

    Conhecimento

    Trata das práticas gerenciais relacionadas à informação e ao conhecimento organizacional

    Pessoas

    Trata das práticas gerenciais relacionadas ao sistema de trabalho da organização, às

    atividades de capacitação e desenvolvimento e à qualidade de vida

    Processos

    Trata das práticas gerenciais relacionadas aos processos organizacionais (principais, de

    apoio, relativos aos fornecedores e econômico-financeiros)

    Resultados

    Trata dos resultados organizacionais nos âmbitos econômico-financeiro, de clientes e

    mercado, da sociedade, das pessoas, dos processos e fornecedores

    www.revistas.usp.br/incid/article/download/101493/111649/+&cd=11&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • O Modelo de Excelência em Gestão – MEG possui, de fato, oito critérios de excelência. Trata-se do nosso famoso: PLACA DOG. Dentre os critérios apenas a geração de valor enfatiza os resultados organizacionais, sendo os demais voltados para os processos gerenciais.

    Se quiser relembrar os critérios da excelência veja:

    Pensamento sistêmico: Reconhecimento das relações de interdependência e consequências entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

    Compromisso com as partes interessadas: Gerenciamento das relações com as partes interessadas e sua inter-relação com as estratégias e processos numa perspectiva de longo prazo.

    Aprendizado organizacional e inovação: Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    Adaptabilidade: Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

    Liderança transformadora: Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar, realizadora e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e a sociedade, no curto e longo prazos, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e pessoas e interagindo com as partes interessadas

    Desenvolvimento sustentável:Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.

    Orientação por processos:Busca da eficiência e eficácia dos conjuntos de atividades de agregação de valor para as partes interessadas.

    Geração de valor:Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam as necessidades e expectativas das partes interessadas

    Gabarito: CERTO