SóProvas


ID
346843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período
medieval, julgue os itens seguintes.

Na Europa, a Baixa Idade Média correspondeu ao renascimento da vida urbana e ao surgimento de nova classe social, denominada burguesia.

Alternativas
Comentários
  • CERTO- Baixa Idade média é o período da crise do feudalismo e o surgimento da burguesia.

  • O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais.

    A burguesia surge no fim da Idade Média, com a expansão do comércio e das cidades medievais.

    A palavra tem origem em “burgos”, que significava “fortaleza” ou “pequenas cidades”.

    O conceito de burguesia foi mudando com o tempo: na Idade Média eram os comerciantes; e durante a Revolução Industrial, os banqueiros e empresários.

    https://www.todamateria.com.br/burguesia/

  • Baixa Idade Média é considerada o período do auge do feudalismo no medievo. Esse ápice deu-se entre os séculos XI e XIII, sendo o período anterior a isso de formação, e o posterior, de decadência e formatação de uma nova organização política, econômica e social na Europa Ocidental

    Insta:@missaopmal

  • Guerreiros, vi alguns comentários a respeito da existência ou não de crescimento na Baixa idade média.

    De fato, HOUVE CRESCIMENTO nesse período, logo em seu início, entre os séculos XI e XIII.

    Contudo, no FINAL da Baixa Idade média, veio o declínio através da fome, Peste negra, Guerras...

    1) ALTA idade média: DESENVOLVIMENTO do FEUDALISMO

    2) BAIXA idade média:

    1. Crescimento (séc. XI ao XIII)
    2. DECLÍNIO: (séc. XIII ao XV)
    • Fome
    • Peste negra
    • Guerras

    FONTE: Alfacon

    Força e fé!

  • GABARITO - CORRETO

    O renascimento foi impulsionado pelas Cruzadas.

    As Cruzadas foram responsáveis por iniciar o renascimento comercial. De forma resumida, com as conquistas de terras no Oriente Médio, e volta da peregrinação a Jerusalém, várias rotas comerciais foram restabelecidas e fortalecidas.

    Com isso, as cidades que estavam na vanguarda dessas trocas, intensificou suas rotas e frota mercantil, que por sua vez, foram responsáveis por alimentar grande parte do comércio do continente Europeu.

    Em outras palavras, a Itália foi porta de entrada para a recuperação do "brilho" das cidades europeias, que há muito tempo estavam em decadência. Agora, essas mesmas cidades ganham importância comercial, e as pessoas que lá já estavam estabelecidas, começam a tirar vantagem desse desenvolvimento. Falamos dos Burgueses.

    Burgueses que observando o fluxo comercial crescente, criaram corporações mercantis para maximizar os lucros do comércio, fazendo com que seu próprio grupo, fossem os detentores de um poder que se acumulava. Poder esse, fundamental nas mudanças sociais que viriam.

    Os Burgueses, dado poder crescente, intensificam o comércio, e aceleram o processo de decomposição econômica dos feudos.

    Agora, todo pouco excedente comercial dessas terras eram comprados pelas cidades, essas cidades ganham importância, crescem, "roubam" mais pessoas desses feudos que se veem na "obrigação" de aumentar as taxas sobre os remanescentes. O que apenas acelera esse processo.

  • Assertiva correta, tendo em vista que: com o inicio da Baixa Idade Média veio o declínio do sistema feudal e o inicio da casse burguesa.