SóProvas


ID
3469063
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A organização de documentos é uma das tarefas administrativas que requer muita atenção. Os conjuntos de documentos atuais, em curso, que são objeto de consultas e pesquisas constantes são denominados arquivos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Arquivo Corrente é o conjunto de documentos que possuem valor primário (administrativo, fiscal ou legal) e são consultados frequentemente.

  • GABARITO: LETRA C

    Arquivos correntes: São aqueles que guardam os documentos mais novos e mais utilizados na instituição.

    Arquivo de primeira idade ou corrente, constituído de documentos em curso (emprestados a outros setores com relativa freqüência) ou consultados freqüentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso”. Por documentos em curso entenda-se que, nesta fase, os documentos tramitam bastante de um setor para outro, ou seja, podem ser emprestados a outros setores para atingirem a finalidade para a qual foram criados, o que não quer dizer que, necessariamente, estes documentos devam estar tramitando todo o tempo. 

    ARQUIVO CORRENTE

    1. Conjunto de documentos em tramitação ou não, que pelo seu valor primário é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

    2. Unidade administrativa ou serviço encarregado do arquivo corrente. 

    GRAN CURSOS.

  • GABARITO: LETRA C

    COMPLEMENTANDO:

    CAPÍTULO II

    DOS ARQUIVOS PÚBLICOS

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    FONTE: LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

  • Características dos arquivos correntes: alta possibilidade de uso, consulta frequente, também é chamado de arquivo de primeira idade, é composto de documentos de valor primário, pode ser entendido como a mesa/local/setor de trabalho.

    Características dos arquivos intermediários: valor primário reduzido, aguarda a destinação final, pode ser armazenado em um local diferente do local de produção, também pode ser chamado de arquivo de segunda idade;

    Características dos arquivos permanentes: composto de documentos de valor secundário, produção de instrumentos de pesquisa, principal atividade é o acesso aos documentos.

    a) Os arquivos intermediários também são chamados de arquivos temporários, mas não possuem as características, que é a alta possibilidade de uso e de documentos em curso. Errada.

    b) Arquivo morto é uma terminologia culturalmente usada popularmente, mas não é um termo técnico arquivístico. De toda forma, o arquivo permanente não possui alta probabilidade de uso e não é composto de documentos em curso. Errada.

    c) Os documentos que compõem os arquivos correntes são aqueles que estão cumprindo as funções pelas quais foram criados, então a possibilidade de uso é alta e, pela necessidade de uso, são documentos em curso. Certa.

    d) Não existe essa terminologia técnica na arquivologia. Errada.

    e) Não existe essa terminologia técnica na arquivologia. Errada.

    Gabarito do Professor: C