SóProvas


ID
346960
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico, em uma de suas etapas, propõe um diagnóstico estratégico, onde as variáveis do ambiente interno e do ambiente externo são avaliadas. São consideradas variáveis do ambiente externo:

Alternativas
Comentários
  • Olá,

    A Análise interna é restrita, controlável e identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização. Identifica as práticas atuais da sua organização e o seu modo de fazer.

    A Análise externa é ampla, tida como incontrolável e refere-se ao conhecimento do ambiente externo à  organização. Envolve o macroambiente, como itens políticos, legais, econômicos, tecnológicos, concorrentes, governo, etc...

    Referência: Administração Pública, Augustinho Paludo

    Abraços!
  • O diagnóstico estratégico do planejamento estratégico diz respeito à análise SWOT.

    S - strenght (forças) - ambiente interno
    W - weakness (fraquezas) - ambiente interno

    O - oportunities (oportunidades) - ambiente externo
    T - threats (ameaças) - ambiente externo


    As variáveis listadas na assertiva A podem representam AMEAÇAS. Nas demais todas ou alguma variável representa força ou fraqueza (ambiente interno), como clima e cultura organizacionais, por exemplo.
  • Questão com classificação inadequada. O correto seria Planejamento - Análise Swot.
    Letra A) CORRETA.
    As demais alternativas dizem respeito ao ambiente interno.

  • Discordo do Philipe TMT, esse assunto está corretamente classificado, já que o diagnostico estratégico é uma etapa do planejamento estratégico.

    Com relação ao conteúdo:

    O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento e é através dele que a organização irá se municiar das informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico. 

    É com base no diagnóstico estratégico que a empresa irá se antecipar às mudanças e preparar-se para agir em seus ambientes internos e externos.

    Nesse sentido, a feramenta  Matriz SWOT deve ser utilizada entre o diagnóstico e a formulação estratégica propriamente dita, visto que analisa a combinação dos dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, facilitando a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.

  • O ambiente externo envolve ameaças e oportunidades. Naturalmente, as ameaças são coisas negativas que podem ocorrer, enquanto as oportunidades são fatores positivos que podem ajudar a organização. Uma crise econômica pode ser uma ameaça para a instituição. Já a falência de um concorrente, por exemplo, seria um caso de oportunidade, pois abriria o mercado para os produtos da empresa. Vejam que estes fatores estão “fora” do controle da organização. Exatamente por isso, são considerados fatores “não controláveis”. Eles não podem ser alterados por alguma ação do gestor, que somente buscará adaptar sua organização às mudanças.

     

    Vejam que apenas as variáveis da letra A são fatores externos à organização. Os demais fatores são aspectos internos.

     

    Gabarito: A.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos acerca das variáveis do ambiente externo, uma consequência do diagnóstico estratégico.

    Na verdade, quando o texto do enunciado se refere às variáveis do diagnóstico estratégico e sua variáveis, ele remete ao que conhecemos como análise SWOT. "Mas do que se trata essa tal de análise SWOT", você talvez se pergunte. Vejamos.

    Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Sua finalidade está na avaliação dos aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros. A Sigla SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunitiesque significa Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.

    As Forças e as Fraquezas estão situadas no ambiente interno da organização, pertencem, por isso, àqueles aspectos que podem ser por ela controlados. Por outro lado, o ambiente externo, contém os aspectos incontroláveis pela organização, as Ameaças e as oportunidades.

    O que são representam as variáveis Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades? Vejamos:

    AMBIENTE INTERNO

    • Forças/Strengths: representam aquilo que a organização tem de melhor, que funciona bem para o alcance das suas metas.
    • Fraquezas/Weaknesses: são aqueles aspectos que têm o que melhorar para não comprometer o desempenho organizacional.

    AMBIENTE EXTERNO

    • Ameaças/Threats: são situações que colocam o negócio da organização em risco.
    • Oportunidades/Opportunities: são situações que podem, se aproveitadas, alavancar o negócio da organização.

    Para saber se a variável que afeta a organização é interna ou externa, pode fazer o seguinte:

    • É uma qualidade ou um ponto forte? = Ambiente interno que indica força.
    • É um problema com algo dentro da organização? Ambiente interno que indica fraqueza
    • É uma oportunidade de fora que pode beneficiar a organização? Ambiente externo indicando oportunidade.
    • É uma situação que vem de fora e pode prejudicar a organização? Ambiente externo indicando uma ameaça.

    Sabendo em que consiste a análise de cada ambiente, vamos às alternativas.

    A - correta. Note que variáveis econômicas, legais e políticas surgem fora da organização, e podem ser benéficas ou não. sendo incontroláveis pela organização, já que são eventos que ocorrerão de qualquer forma. Isso não significa, porém, que a organização não pode se preparar para o que vem, seja para aproveitar uma oportunidade, seja para encarar os desafios de uma ameaça.

    Portanto, gabarito é a letra "A".

    GABARITO: A

    Fonte: 

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.