SóProvas


ID
346963
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A departamentalização é o agrupamento de atividades similares ou homogêneas, levando-se em consideração a divisão do trabalho e as especializações existentes na organização. Em relação à departamentalização por produtos ou serviços, são consideradas vantagens, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Olá,

    A departamentalização por produtos é uma estutura divisional, ou seja, voltada para resultados.

    Vantagens: Flexibilidade de cooperação interdepartamental, mais flexível

    Desvantagem: Enfraquecimento da especialização.

    Indicado: Empresas com várias linhas de produtos. Para situações externas instáveis, pois em situações estáveis e com poucos produtos, pode trazer custo operacional elevado.

    A letra "e" refere-se à departamentaização geográfica, orientada para o mercado e para as necessidades específicas de cada região.

    Gostaria de transcrever um breve comentário que eu estava lendo no livro do Antonio Cesar Maximiano (Introdução à Administração):

    "Neste tipo de departamentalização, ao mesmo tempo que pode aprimorar continuamente o modo de planejamento, fabricação e distribuição de determinado produto, pode haver uma tendência de realizar continuamente o processo  sem introduzir inovações. No Brasil, esse problema ocorreu com a indústria automobilística antes da abertura para concorrência. Sem concorrência, os fabricantes introduziam a cada ano pequenas modificações nos mesmos modelos, sem se preocupar com inovações significativas"

    Interessante, me lembrei que li em algum lugar que o ex-presidente Fernando Collor dizia que no Brasil não se produziam carros, e sim carroças. Foi a época da abertura do mercado brasileiro pra concorrência internacional, sendo assim, creio que nesta época as empresas até então voltadas pra o tipo de departamentalização tiveram um grande problema e tiveram que se adaptar rapidamente.

    Lembro-me do  velho FIAT, que a cada ano era lançado a com uma pequena modificação. A não ser a piadinha eu não via qualquer diferença entre um comercial de um ano para outro. Enfim, novas propagandas do velho "mais do mesmo".

    Abraços,
  • À luz do professor Antônio Cury (autor do livro "Organização e Métodos: Uma visão hostilística"), a alternativa "e" é uma característica da departamentalização territorial, regional, de área ou geográfica

    (...)

    Tal agrupamento permite a uma divisão (entende-se por setor ou departamento) da organização focalizar as necessidades singulares de uma determinada região. Em contrapartida, exige coordenação e controle da administração de cúpula em cada região.

    (...)

    Sendo assim, a alternativa correta é mesmo a letra "e".
  • bem tranquila a questão. letra "e"

    dentre as vantagens da estrutura por produto ou serviço realmente temos:

    1-enfoque no produto de maneira primordial ( o próprio nome diz tudo)

    2- a inovação é característica marcante

    3- a alocação de recursos para cada grupo de produto é algo óbvio

    4-flexibilidade também ocorre, visto que o arranjo departamental se adequará às condições que o produto traz.

    a última alternativa diz respeito à estrutura geográfica.

  • O que é mais frustrante é a pessoa ver um enunciado que pede "VANTAGENS, EXCETO...", aí vc vai atrás da desvantagem e dá de cara com uma alternativa que fala de outra coisa que não tem nada a ver com departamentalização por produtos... haja atenção! :'(  

  • Eu posso estar equivocado, mas achei a letra A mais lógica com a questão...

    Mas quando você chega na "letra E", vc percebe que a alternativa cita a departamentalização geográfica...

  • Grasielle, interpretando corretamente a questão podemos entender que o enunciado não pede uma "desvantagem". Pede para marcar a alternativa que não é uma vantagem ("são consideradas vantagens, EXCETO"); é diferente.

  • Pois é Deyton, foi falta de atenção mesmo. Me dei conta disso depois que respondi apressada kkkkkkkk

  • NÃO ENTENDI... AO MEU VER DEPARTAMENTOS NÃO TEM FLEXIBILIDADE,,, POR ISSO MARQUEI A LETRA D...

    NO ORGANOGRAMA SÃO FIXOS...

  • Letra E. Pq fala...em determinada região.... ao me vê isso seria de geográfica e nao por produtos.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o critério de departamentalização por produtos. Nesta caso, vejamos qual das alternativas não apresenta uma vantagem desse critério.

    A departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço. 

    Agora vamos às vantagens e desvantagens deste critérios, segundo Chiavenato(2014, p.214 e 215).

    Vantagens:

    • Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviço. O departamento é avaliado pelo sucesso do produto ou serviço. O executivo maior de cada departamento é orientado para todos os aspectos básicos de seu produto, como comercialização, desenvolvimento, custo, lucratividade e desempenho, etc.

    • Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto, e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal.

    • Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto.

    • É indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto.

    • Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as mudanças de condições, sem interferir na estrutura organizacional como um todo. O enfoque da organização é predominante sobre os produtos, e não sobre a sua estrutura organizacional interna. 

    Desvantagens:

    • Dispersa os especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos, o que provoca duplicação de recursos e órgãos, com evidente aumento de custos operacionais.

    • Elevado custo operacional nas empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos.

    • Provoca problemas humanos de temores e ansiedades, quando em situação de instabilidade externa, ou seja, os empregados tendem a ser mais inseguros com relação a alguma possibilidade de desemprego ou por retardamento na sua carreira profissional.

    • Enfatiza a coordenação em detrimento da especialização. 

    Tendo apresentado o assunto, por que podemos dizer que a alternativa "E" é a correta? Bem, pelo simples fato de que é o critério geográfico que possui aquelas características. Logo, se pertence a outro critério, não representa uma vantagem da departamentalização por produto.

    GABARITO: E

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.