-
Gabarito errado.
Os Hub foram muito utilizado no passado, mas possui algumas limitações como engarrafamento de tráfego. No decorrer dos anos foi criado os switch, que é muito mais rápido do que Hub e faz mais coisas ao mesmo tempo.
Por isso, não é obrigatório a utilização do Hub.
-
Barramento: Nesse tipo de topologia, todas as estações ficam ligadas ao mesmo meio de transmissão, isto é, um único cabo (chamado backbone) em que os nós se ligam através de conectores.
Anel: Nesse tipo de topologia, cada dispositivo possui uma conexão ponto-a-ponto com outros dois dispositivos conectados lado a lado, e fazendo uso de uma comunicação com transmissão unidirecional (chamada simplex).
Estrela: Nesse tipo de topologia, as estações estão ligadas através de uma conexão ponto-a-ponto dedicada a um nó central controlador, pelo qual passam todas as mensagens, não havendo tráfego direto entre os dispositivos.
Pelo visto, a única que precisa de "um nó central"(Hub) é a estrela.
-
HUB: o hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. Hubs são adequados para redes pequenas e/ou domésticas.
SWITCH: o switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Essa característica aumenta o desempenho da rede e diminui a ocorrência de erros (colisão de pacotes, por exemplo).
O hub está cada vez mais em desuso. Isso porque existe um dispositivo chamado “hub switch” que possui preço parecido com o de um hub convencional. Trata-se de um tipo de switch econômico, geralmente usado para redes com até 24 computadores. Para redes maiores, mas que não necessitam de um roteador, os switchs são mais indicados.
ROTEADORES: o roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais “inteligente” que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar ao seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados.
fonte: apostila de informática do Deodato Neto
-
BARRAMENTO não precisa de hub
-
Assertiva E
Como o nome indica esta topologia tem a forma de uma estrela, e consiste em vários cabos que unem cada dispositivo a um ponto central. As redes Ethernet a 10 Mbps (10Base-T) são baseadas numa estrutura em estrela, e onde cada dispositivo da rede está ligado a um hub 10Base-T por um cabo de par entrançado (ou RJ45).
Na topologia em anel cada dispositivo os pacotes circulam por todos os dispositivos da rede, tendo cada um o seu endereço. O fluxo de informaç ão é unidireccional, existindo um dispositivo (hub) que intercepta e gere o fluxo de dados que entra e sai do anel. A tecnologia token ring aparece usualmente com esta topologia.
Como nos computadores, numa rede o barramento é um caminho de transmissão de sinais, estes são largados e lidos pelos dispositivos cujo endereço foi especificado. No caso de uma rede com esta topologia em vez de sinais temos pacotes de dados, cujo cabeçalho contém o endereço do destinatário. Na figura seguinte pode ser visualizada uma topologia em barramento, que consiste num cabo com dois pontos terminais e com diversos dispositivos ligados ao barramento (cabo)
-
GABARITO:E
Hub é o "Tutancamon" para tráfego, além de ser bem limitado.
Atualmente utiliza-se switch.
-
Gente, cuidado! Apenas na topologia estrela tem um nó concentrador chamado de Hub ou Switch, barramento e anel não tem nó concentrador.
-
barramento, anel e estrela, para que as redes de computadores funcionem corretamente, é obrigatória a presença de um equipamento concentrador, conhecido popularmente como hub.
☛ Utiliza o método de difusão (broadcast) para conexões do tipo multiponto, ou seja, todos os computadores veem a informação trafegada. Para evitar conflito de acesso ao meio físico, pode ser utilizado um controle de acesso centralizado ou descentralizado.
☛Anel: as conexões são feitas ponto-a-ponto e
por consequência, a mensagem é trafegada terminal por
terminal até chegar ao destino, ou dependendo do protocolo
utilizado, até voltar à origem da transmissão.
☛Estrela: É caracterizada por conexões ponto-a-ponto em torno de um nó central o qual direcionará as mensagens. Necessita de controle de acesso ao meio, seja centralizado ou descentralizado. O nó central funcionará como um comutador de mensagens.
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
-
Das topológias citadas, a única que utiliza o HUB é a topologia estrela.
-
Errado
-Topologia de barramento: todos os dispositivos estão conectados no mesmo canal de comunicação, o que torna o tráfego de dados mais lento e, se o barramento se rompe, pode isolar parte da rede.
O---O---O---O (Não tem nó concentrador)
-Topologia em anel:conecta um dispositivo no outro. Para que todos os computadores estejam conectados, é necessário que estejam ligados. Se o anel for simples ou seja de única via de dados, um computador desligado já é suficiente para tornar a rede inoperante para algum outro computador. O problema pode ser resolvido em partes utilizando o anel duplo, trafegando dados em duas direções da rede.
O (estrutura do anel)
-Topologia Estrela possui um nó centralizador. Esse modelo é um dos mais utilizados, pois um nó pode estar desconectado sem interferir no resto da rede, porém o centro é o ponto crítico.
\ * / (estrutura de estrela)
A topologia em estrela é a única topologia entre as três citadas na questão que possui um nó concentrador *( hub ou switch).
-
Errado.
Estrela: equipamento central, com vários computadores escravos ligados.
Barramento: um setor da empresa ligada pela barra
Anel: comunicação, como se fosse um circulo a informação passa uma por uma token ate chegar ao destino
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"
-
Gabarito: errado
Nas topologias barramento, anel e estrela, para que as redes de computadores funcionem corretamente, é obrigatória a presença de um equipamento concentrador, conhecido popularmente como hub.
.
Nas topologias barramento e anel, não é utilizado um concentrador de rede.
Na topologia estrela, é obrigatório o uso de um concentrador de rede, que pode ser um hub ou um switch.
-
HUB: dispositivo de centralização de ligaçoes em rede possibilitando a comuntação dessas ligaçoes e uma mehor gestao de trafico de rede..
-
Nas topologias barramento, anel e estrela, para que as redes de computadores funcionem corretamente, é obrigatória a presença de um equipamento concentrador, conhecido popularmente como hub .
Barramento Anel = micros conectados ponto a ponto de forma circular onde geralmente são conectados apenas por placas de rede.
Barramento Estrela = estrutura tipo árvore onde possuem varios concentradores ou distribuidores.
Gabarito ERRADO
-
O erro é que não é obrigatório a presença de Hub em topologia barramento e anel.
Mas cuidado, pois já vi banca brincando com a palavra concentrador.
Hub = Concentrador
Switch = Comutador.
-
Nas topologias barramento, anel e estrela, para que as redes de computadores funcionem corretamente, é obrigatória a presença de um equipamento concentrador, conhecido popularmente como hub.
Na topologia Barramento e anel não há concentrador, seja hub ou switch.
GAB: ERRADO
-
A galera precisa estudar mais informática, o comentário mais curtido não nos trouxe o pq de a questão esta errada; DESDE QUANDO TOPOLOGIA EM ANEL PRECISA DE HUB E/OU SWITCH.
-
ERRADO:
Rede em barramento
Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores estão ligados por vários cabos em vários barramentos físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento.
Rede em anel
A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série. O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.
Rede em estrela
Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras.
-
GAB E
NÃO É OBRIGATÓRIO A PRESENÇA DE UM HUB.
-
O erro está em dizer que todos devem ter um nó concentrador (Hub/Switch), sendo que, das citadas, apenas a estrela possui.
-
Cuidado, pessoal!!!
Questão errada. É necessário apenas na topologia ESTRELA.
Na topologia ESTRELA os dispositivos estão ligados por meio de uma conexão ponto a ponto, centralizadas em um concentrador/comutador (switch, mau ou hub), onde passam todas as informações não havendo tráfego direto entre os dispositivos.
Bons estudos!
-
É NECESSARIO APENAS NO CONCENTRADOR DENOMINADO ESTRELA, PODENDO SER O HUB OU SWITCH
-
Em breve nós estaremos no CFP. Acredite, vá e vença!
-
- Não é obrigatória a presença de hub para as topologias barramento e anel.
- Não é obrigatória a presença, necessariamente, do hub para a topologia Estrela. Pode ser um Switch (superior ao hub em vários aspectos, por exemplo, no transporte em quadros - frames - ao contrário do hub que transporta em bits ou bytes); e o concentrador também pode ser um router (roteador - superior ao hub e switch, chegando ao ponto de ligar mais do que apenas computadores, capaz de ligar "redes", por exemplo, duas redes Switch).