SóProvas


ID
3470545
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ENTENDENDO DIALETOS


Clara Braga


         Quem já teve a oportunidade de conviver minimamente com uma criança, sabe que o processo de aprender a falar pode render boas histórias.
         As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto. E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.
         O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu chamo de “pãe”.
        “Pãe” seria a mistura do pai e da mãe, pois raramente um dos dois entende tudo o que o filho está dizendo, eles podem entender a frase toda pelo contexto, mas decifrar e compreender palavrinha por palavrinha, é um trabalho de grupo.
          Às vezes pode parecer complicada essa coisa de não entender o que a criança está querendo dizer, mas confiem, em alguns momentos isso pode ser bom.
        Outro dia estava em um restaurante com meu filho e, como toda criança, ele ficou um tempo sentado e depois foi explorar a redondeza. Fui acompanhando e, no caminho, encontramos uma avó que estava acompanhando a neta enquanto a mãe jantava no mesmo restaurante onde estávamos.          A senhora começou a puxar assunto com meu filho, na tentativa de aproximar a neta. Meu filho se mostrou aberto à aproximação e ia respondendo tudo que a senhora perguntava. Lá pelas tantas, quando eu já estava surpreendida com a quantidade de palavras que a senhora estava entendendo do dialeto do meu filho, ele decidiu pegar algo com a mão e mostrar para a senhora e para a pequena netinha o quão forte ele era. Foi então que a senhora soltou a frase: uau, como você é forte!
         Ele respondeu com uma de suas frases prediletas, aprendida por causa de seu interesse e do vício do pai pelo universo dos heróis: Hulk esmagaaaaaa! Mas ele não disse com um ar doce, ele disse como se estivesse com raiva e de fato esmagando o que estava na sua mão, tudo isso enquanto olhava bem nos olhos na netinha da senhora. 
         Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram. Quando ouviu a frase a senhora logo respondeu para meu filho: ah sim, você é forte porque come manga! Vou dar muita manga para minha netinha, assim ela fica forte como você! Fiquei aliviada com a interpretação que ela fez da frase que, para mim, ele tinha dito com muita clareza. Muito melhor uma neta comendo muita manga do que traumatizada com um bebê que estava prestes a ficar verde e esmagar as coisas ao redor. Acho que vou optar por mostrar para ele desenhos com frases mais amigáveis, ele está indo bem no processo da fala, mas talvez algo mais dócil ajude no processo de socialização. 


Disponível em:
<http://www.cronicadodia.com.br/2020/01/entendendo-dialetos-clara-braga.html>. Acesso em: 04 fev. 2020.

Considerando o tema, a estrutura e a linguagem do texto, é possível afirmar que ele é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Temos uma crônica e a referência do texto nos entrega a resposta de bandeja: cronicadodia.com.br/2020/01/entendendo-dialetos-clara-braga.html>.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Macete, vá lá em baixo do texto e estará lá a resposta.

    Disponível em:

    www.cronicadodia.com.br/2020/01/entendendo-dialetos-clara-braga.html

    Gab. D.

  • Não é o primeiro texto que tem a resposta na fonte.

    SEMPRE LEIAM A FONTE!

  • Leia as referências.

  • A crônica é um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos. fonte: www.portugues.com.br/literatura/a-cronica-.html

    Além de estar expressamente na referência: www.cronicadodia.com.br/2020/01/entendendo-dialetos-clara-braga.html

  • Que raiva gente!

    Errei com a resposta na fonte!

    Fato... Leiam a fonte!

  • Veja a fonte sempre! Acertei porque estou cansado de ver questões de bancas diferentes com essa pergunta.

  • Gabarito D

    - Em “a”, pode-se considerá-lo como RELATO PESSOAL - narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa com emoções e sentimentos expressos pelo narrador, com tempo e espaços bem definidos, com intimidade entre os interlocutores (emissor e o receptor), a linguagem utilizada no relato pessoal pode ser formal ou informal. O que nega esta alternativa é que a narradora NÃO conta com detalhes como foi A INFÂNCIA DE SEU FILHO – que dá ideia de totalidade. Ela apenas se debruça no aspecto linguístico em uma situação;

    - Em “b”, obviamente que não se trata de um artigo de opinião, que é argumentativo, com ponto de vista sobre determinado tema para informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

    - Em “c”, obviamente que não se trata de um texto instrucional, que tem por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento, tais como: receitas culinárias, bulas de medicamentos, manuais de instrução...

     - Em “d”, gabarito, é uma crônica, assim como relato pessoal, pois podem ser as duas coisas sem problema algum, pois se encontram em muitos segmentos no exemplo. A Crônica é uma narrativa curta e que tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

    - Em “e” está errada porque a carta aberta possui caráter argumentativo, permite que o emissor exponha em público suas opiniões ou reivindicações acerca de um determinado assunto. Difere-se da carta pessoal, a qual trata de assuntos que dizem respeito somente aos interlocutores nela envolvidos, ao passo que a carta aberta faz referência a assuntos cujo interesse é coletivo, normalmente se referindo a um problema de consenso geral.

  • Gab. Letra D

    Dicas rápidas Instituto AOCP: Sempre olhem a fonte quando o texto tratar de tipologia textual.

    Nunca vá para uma prova sem ter um entendimento claro do que é uma Crônica, essa banca gosta muito desse tipo.

  • Acertei sem ler a fonte, pois crônica é o que está no texto.

    Crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia de uma forma diferenciada.

  • GABARITO: D

    A crônica é um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos. Os bons cronistas são aqueles que conseguem perceber, no dia a dia de suas vidas, impressões, ideias ou visões da realidade que não foram percebidas por todos. Embora não seja uma regra, as crônicas costumam tratar de assuntos mais leves e de um modo humorístico.

  • A questão aborda tipologia textual e quer que identifiquemos em qual o texto exposto se classifica.

    a) um relato pessoal, pois a narradora conta com detalhes como foi a infância de seu filho.

    Incorreta. Não é contada pela narradora com detalhe a infância do filho, foi apenas contado um acontecimento que ocorreu sobre um determinado assunto.

    b) um artigo de opinião, visto que o objetivo do texto, utilizando-se de uma linguagem muito formal, é discutir como os dialetos infantis são cruciais no processo de socialização das crianças.

    Incorreta. Não é um artigo de opinião (dissertação) e nem utiliza de linguagem muito formal.

    c) um texto instrucional, o qual informa os leitores sobre os processos para compreender o que dizem as crianças.

    Incorreta. O texto instrucional é para te ensinar ou te ajudar com alguma informação necessário. Um manual de um aparelho é um texto instrucional. O texto não tem essa função e sim contar um acontecimento diário.

    d) uma crônica, que parte de um tema corriqueiro, as primeiras falas de uma criança, para discutir sobre a complexa tarefa de decifrar o que ela quer dizer.

    Correta. Crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia de uma forma diferenciada. Podemos ver isso no que aconteceu no texto., pois o que foi contado foi um fato que geralmente ocorre ( a criança trocar palavras e confundir os adultos). A linguagem mais simples também é marca registrada nesse tipo de texto. Outro fator que podemos confirmar que é uma crônica é porque está escrito na fonte do texto logo no final.

    e) uma carta aberta, já que o texto propõe uma discussão sobre um assunto que interessa a todos.

    Incorreta. Carta Aberta é um modelo de carta (texto epistolar) que tem como principal característica informar, instruir, alertar, protestar, reivindicar ou argumentar sobre determinado assunto. O texto não tem nenhuma característica de carta aberta, não está argumentando nada, apenas contando uma situação que ocorreu.

    GABARITO D

  • AOCP adora crônica...atentem pra isso!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Crônica

    · é uma reflexão sobre o acontecido.

    · é um gênero que tem relação com a idéia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, conotativa.

    · A origem da palavra crônica é grega, vem de chronos (tempo), é por isso que uma das características desse tipo de texto é o caráter contemporâneo.

    · difere da notícia, e da reportagem porque, embora utilizando o jornal ou a revista como meio de comunicação, não tem por finalidade principal informar o destinatário, mas refletir sobre o acontecido. Desta finalidade resulta que, neste tipo de texto, podemos ler a visão subjetiva do cronista sobre o universo narrado. Assim, o foco narrativo situa-se invariavelmente na 1ª pessoa.

    · A sua estrutura assemelha-se à de um conto, apresentando uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

  • Disponível em:

    <http://www.cronicadodia.com.br/2020/01/entendendo-dialetos-clara-braga.html>. Acesso em: 04 fev. 2020

    uma crônica, que parte de um tema corriqueiro, as primeiras falas de uma criança, para discutir sobre a complexa tarefa de decifrar o que ela quer dizer.

  • Gabarito: D.

    Vi que o outro item mais marcado foi o item A e deixo uma contribuição: Trata-se de uma extrapolação textual. A mulher contou um caso apenas da infância do filho, não houve nada além disso. Portanto, quando o item fala que contou "em detalhes como foi a infância do filho" ele erra. A infância compreende um período muito maior do que apenas o período de aprendizagem a andar e falar. Embora seja da banca AOCP, foi um item que lembrou um pouco da cobrança do CEBRASPE.

    Bons estudos!

  • gabarito D

    CRÔNICA: - Atualmente, é um gênero literário que explora qualquer assunto, principalmente os temas do cotidiano. Geralmente escritas para serem publicadas em jornais e revistas — que, mais tarde, podem ou não ser reunidas em livro — a crônica se caracteriza pelo tom humorístico ou crítico.

  • ALÔ AOCP O BURRACHA TÁ CHEGANDO.

  • <http://www.cronicadodia.com.br/2020/01/entendendo-dialetos-clara-braga.html>. Acesso em: 04 fev. 2020.

  • Essa questão está comentada NO QCOM QUESTÃO COMENTADA.https://www.youtube.com/watch?v=b6LZkts-Yow

    GABARITO DA PROVA , OU MELHOR A COLA DA QUESTÃO ESTÁ LOGO NA FONTE DO TEXTO