gab: B
Os sambaquis são aterros construídos por diferentes populações pré-coloniais, principalmente em conchas de moluscos e gastrópodos, e em menor escala de restos de vegetação e ossos de animais. Alguns sambaquis são menores, compostos por restos alimentares, e os maiores, com altura de até 25 metros, planejados como grandes centros cerimoniais, com muitos sepultamentos associados. Deve ser destacado que parte dos sambaquis é formada por diversas camadas arqueológicas, originadas por ocupações de culturas muitas vezes distintas ao longo do tempo.
Os zoólitos, artefatos polidos em rochas, esculpidos com formas de animais e bacias ventrais, são característicos dos sambaquieiros, especialmente entre 5.000 e 3.000 anos atrás.
A) O tropeirismo foi o primeiro ciclo econômico do Paraná e consistia na exploração, beneficiamento e exportação da erva-mate, que foi a principal atividade econômica desenvolvida no território do atual Estado do Paraná entre a primeira metade do século XVI e 1729.
→ o primeiro ciclo foi o do ouro em Paranaguá, litoral paranaense, já o da erva-mate foi o terceiro ciclo, ela já era consumida por indígenas, no entanto seu ciclo começou em 1830 e foi até 1930, pois era um bem de consumo supérfulo, com as guerras mundiais ela perdeu seu valor e foi substituída pela erva indiana, perdendo espaço também para a madeira e para o café.
B)sambaquis são aterros construídos por diferentes populações pré-coloniais e constituídos, principalmente, de conchas de moluscos e gastrópodes e, em menor escala, de restos de vegetação e ossos de animais. ✔
C) Os Korowai habitaram o Paraná até 1535, a maioria dessa população vivia em casas nas árvores em territórios isolados. Com a chegada do colonizador, mudaram-se para vilarejos que deram origem a algumas províncias paraguaias.
→Os Korowai são naturais da Papua, província da Indonésia que representa a parte ocidental da Nova Guiné. O primeiro contato com “humanos de calça” foi só em 1974, fato que explica o estilo de vida simples e as técnicas rudimentares. São índios que constroem suas moradias a 10 metros de altura, nada a ver com o Paraná. Os indígenas do Paraná são de linguagem Tupi -Guarani e Jê
D)Os primeiros resquícios de ocupação humana do Paraná foi encontrado próximo ao Rio Paraná, análises de carbono 14 comprovaram que essas ocupações datam do final do Paleozoico e início do Mesozoico.
→Os sambaquis foram os primeiros vestígios encontrados no litoral.
E) Os berberes eram povos nômades do deserto da Patagônia Argentina. Esse povo, que resistiu até o início da ocupação europeia, enfrentou adversidades para atravessar com suas caravanas o território paranaense, sendo povos caçadores e coletores.
→Os bérberes eram povos nômades do deserto do Saara. Este povo enfrentava as tempestades de areia e a falta de água, para atravessar com suas caravanas este território, fazendo comércio. Costumavam comercializar diversos produtos, tais como : objetos de ouro e cobre, sal, artesanato, temperos, vidro, plumas, pedras preciosas etc.
bons estudos