SóProvas


ID
3471850
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

João, servidor público ocupante de cargo de provimento efetivo junto ao Poder Executivo do Município de Angra dos Reis, foi alocado no setor de atendimento ao público da unidade administrativa em que atuava.

Em razão de sua formação, João utilizava muitas gírias em seu processo de comunicação, era retraído, sorria pouco e passava parte do dia atendendo ligações em seu telefone celular.

Considerando a dinâmica das relações humanas e do atendimento ao público, João deve

Alternativas
Comentários
  • é dever do servidor público ser atencioso e cuprir com suas obrigações.

  • B- ajustar totalmente seu comportamento, eliminando a linguagem popular, sendo simpático, antecipando-se aos problemas e não utilizando o telefone celular.

  • Considerando que a função está no atendimento ao público não creio que deva ser "eliminada a linguagem popular" tendo em vista que na maioria das vezes nossos interlocutores não tem acesso ou conhecimento acerca de linguagem mais técnica ou formal. No termo B se citasse a adaptação às peculiaridades do interlocutor para mim, seria o mais apropriado pro item estar realmente correto.

  • Cabe recurso. A alternativa (C) seria a mais ideal

  • Procure aquilo que quase ninguém consegue fazer e acertará a questão....

  • ajustar totalmente seu comportamento? Acho muito forçado essa opção, deveria ser o item "C", Ajustando parcialmente e se moldando, mas em fim.

  • questão ridícula dah kkkkkkkkkkkkkkk

  • Galera, eu entendi como um fator ético e não moral, pois ele deve agir conforme regras e princípios do serviço público. Entendi dessa forma.

  • trabalho é trabalho, lazer é lazer ! se ta na hora do trabalho então é pra trabalhar .

    o pessoal ta viajando na maionese nos comentarios ..

  • GAB: B

    LETRA B : ajustar totalmente, SEMPRE DANDO 100% DO SEU TOTAL NO VALOR ÉTICO!

    PM CE 2021!

  • Esses aspectos são fundamentais no bom atendimento ao cidadão.

    1. Apresentação: a maneira como o servidor se veste é fator importante no atendimento. A aparência precisa ser bem cuidada. Além disso, a forma como abordamos um cidadão precisa refletir essa boa apresentação física. A primeira impressão deve ser a melhor possível.

    2. Comunicabilidade: o servidor deve saber se comunicar, evitar jargões e expressões inadequadas e ser claro na sua fala.

    3. Cortesia: é preciso ser bem informado, ser educado e considerar a questão suscitada importante. O servidor deve evitar interrupções na fala do cidadão e deve evitar variações emocionais próprias.

    4. Interesse e Atenção: o servidor deve demonstrar interesse e consideração naquilo que é solicitado. Para isso, a sua atenção e concentração no atendimento são essenciais. Ainda que pautado pela impessoalidade, o contato deve ser singular, pois “cada caso é um caso”.

    5. Presteza: é preciso ser gentil e veloz no tratamento de um assunto.

    6. Eficiência: o atendimento deve ser ágil, produtivo. É preciso fazer o melhor possível a partir dos recursos existentes.

    7. Tolerância: trata-se da capacidade de aceitar o diferente. Um servidor tolerante aceita atitudes que são diferentes das suas normas pessoais.

    8. Discrição: quando do fornecimento de informações, é fundamental ter discernimento e ser reservado para que seja demonstrada a confiança e a seriedade necessárias ao bom andamento do trabalho.  

    9. Conduta: é preciso conhecer e respeitar as normas internas do órgão. Diante disso, o comportamento do servidor deve ser pautado por essas normas institucionais, com profissionalismo e com o entendimento de que ele representa o órgão no momento do atendimento. Ele é o espelho do órgão. Essa conduta deve ir além do ambiente de trabalho.

    10. Objetividade: quando no atendimento ao cidadão, é preciso ser objetivo, isto é, ater-se estritamente ao foco da questão. É fundamental ser sucinto e claro nas respostas.

  • Pra mim a alternativa "menos errada" 'é a letra E

  • F) Os gestores que decidiram a mudança deverão retornar a um curso de graduação específico.

  • Nessa questão devemos optar pela alternativa "menos" errada, visto que :

    A

    manter seus traços comportamentais durante o atendimento, já que são projeção de sua personalidade e não precisam ser alterados no ambiente de trabalho.  

    Não tem traços comportamentais e personalidades que precisam ser alterados.

    B

    ajustar totalmente seu comportamento, eliminando a linguagem popular, sendo simpático, antecipando-se aos problemas e não utilizando o telefone celular.

    Menos essa linguagem popular se for no sentido gírias sim !

    C

    ajustar parcialmente seu comportamento, evitando atender ligações em seu telefone celular em quantitativo muito elevado. 

    Esta alternativa fala que em quantitativo médio e pouco podem ser atendidos telefonemas, e não deve, quase nenhum telefonema, eu tinha uma chefe no CNMP, q ela fazia altas ligações kk (babado forte, analista chefe viu rsrs)

    D

    ajustar parcialmente seu comportamento, antecipando-se aos problemas e sorrindo muito nos momentos em que tiver contato com o público. 

    Sorrir mt q não é bobo da corte para estar sorrindo devemos aparentar seriedade pois estamos sendo o Estado naquele momento,

    E

    ajustar o seu comportamento somente quando entenda relevante, à luz das peculiaridades do interlocutor, mas sem qualquer obrigação de preservar um padrão. 

    Tem q ter padrão

  • Alternativa B é a mais completa e aderente a situação hipotética da questão.

    -> deve- se evitar o uso de gírias e linguagem popular tanto na comunicação no setor público como em qualquer empresa privada. Falar com o seu chefe ou cliente não é como falar com um amigo chegado concordam ?

    --> é dever do funcionário público ser simpático e respeitoso com o cidadão.

    --> não é apropriado a utilização do aparelho celular para fins pessoais e alheios ao serviço.

    A alternartiva C está errada pois nem toda repatição pública irá ser flexível quanto ao uso do celular para fins alheios ao serviço. Existem funções em que é totalmente proibido e repartições nada reflexíveis quanto ao seu uso, isso muito embora na prática saibamos que é comum utilizar moderamente o celular para situações pessoais.

  • Gab. B

    Acredito que serve como auxílio.

    Decreto 1.171/94

    Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;