-
Uma visão, ainda muito comum, decorrente do pensamento positivista, corresponde à concepção do documento como uma prova, uma verdade absoluta, dotado de imparcialidade.
Segundo a norma técnica que define os termos a serem utilizados no arquivo, o documento arquivístico é “aquele que, produzido ou recebido por uma instituição pública ou
privada, no exercício de suas atividades, constitua elemento de prova ou de informação”.
(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1986)
Deus Nos Abençoe!!!
-
De acordo com a lei 8.159/91 no artigo sétimo e parágrafo primeiro, a definição de arquivo público é a seguinte:" Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por orgãos públicos de âmbito federal, estadual, do DF e municipal, em decorrência de suas funções administrativas, legilativas e judiciárias."" São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades."
-
- a) Toda informação gerada por atividades de órgãos públicos, fixada em suportes e
reunida intencionalmente por características culturais comuns (acumulado naturalmente) - b) Qualquer documento considerado autêntico e preservado
em velino (reservada aos manuscritos de luxo) (em diversos tipos de suporte) por causa dos fatos sociais ou históricos registrados por seu conteúdo (em razão das atividades da entidade) - c) Qualquer documento produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica, acumulado naturalmente ao longo das atividades e preservado como prova de tais atividades.
- d) A informação textual gerada oficialmente no decurso de ação administrativa ou judicial de órgão público, fixada
ou não em suporte. (A informação pode ser de diversos gêneros além do textual, como sonoro, cartográficos, iconográficos, filmográficos, informáticos e audiovisual... E pode ser gerado no decurso de qualquer atividade da entidade) - Espero ter ajudado =D
-
Resolução: sempre que você pensar no conceito de documento de arquivo, lembre-se do art. 2º da Lei nº 8.159/91:
Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
Termos importantes: produzidos ou recebidos, no exercício de atividades específicas, qualquer suporte, qualquer natureza.
a) Toda informação orgânica é um documento arquivístico; o suporte de fato deve existir, apesar de não ser um ou outro, especificamente; a reunião é natural e não intencional, além disso, acumula-se por características administrativas, e não culturais. Errada.
b) A autenticidade é uma característica que garante que o documento foi produzido da forma como deveria. portanto, é uma característica importante, mas não única; velino é um pergaminho e os documentos arquivisticos podem ser produzidos em qualquer suporte, não tendo que ser nos pergaminhos; os documentos arquivísticos são produzidos para servir à administração, e não nascem por razões históricas. Errada.
c) Nessa alternativa temos "produzido ou recebido", temos "acumulado naturalmente ao longo de atividades" e preservado como prova dessas atividades, portanto, temos um documento arquivístico. Certa.
d) O suporte deve existir, não há documento se não há suporte. Errada.
Resposta: C
-
O papel velino (do Vélin, para " de ") é tipo de pergaminho fino, liso e acetinado, preparado a partir do couro de vitelo ou fetos bovinos abortados. Era usado como material de escrita e , seja na forma de soltas, e . Devido ao seu alto valor, somente obras especiais ou de luxo eram escritas em velino.
Com o tempo, os termos pergaminho e velino passaram a ser usados de forma intercambiável. Por analogia, atualmente chama-se velino a todo papel bom, de forma, desprovido de grão, não sendo . Wikipédia.
-
Direto ao ponto!
Erros = vermelho.
Assinale a opção que apresenta corretamente a definição de documento de arquivo.
A) Toda informação gerada por atividades de órgãos públicos, fixada em suportes e reunida intencionalmente por características culturais comuns (assunto).
B) Qualquer documento considerado autêntico e preservado em velino por causa dos fatos sociais ou históricos registrados por seu conteúdo (por causa da atividade adm).
C) Qualquer documento produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica, acumulado naturalmente ao longo das atividades e preservado como prova de tais atividades.
D) A informação textual (não só a textual) gerada oficialmente no decurso de ação administrativa ou judicial de órgão público, fixada ou não em suporte.
GABARITO: D)
Acho que é isso. Erros corrijam-me!
-
Profe, todas as aranhas do mundo comem por ano um total de 400 milhões a 800 milhões de toneladas de insetos e pequenos animais. Se elas forem exterminadas, os mosquitos, as moscas e as baratas iriam dominar o mundo .rsrsrs. Faz as pazes com elas, elas são nossas mais que amigas, profe, tão bonitinhas as bichinhas. rsrsrs