SóProvas


ID
3472036
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sabe-se que a empresa C3PO, fabricante de naves espaciais, divide suas operações de acordo com a semelhança de atividades. Dessa forma, existe na C3PO os departamentos de produção, finanças, marketing e recursos humanos.

Em relação ao tipo de modelo de departamentalização utilizado pela C3PO, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Segundo CHIAVENATO (2011), Departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em casa órgão. Além disso, é a forma como uma organização pode integrar as pessoas, tarefas e unidades, com o fim de facilitar essa coordenação. Existem diversos tipos de departamentalização, para RENNÓ (2015) os principais são:

    Funcional- As áreas de uma empresa são agrupadas de acordo com a sua função, por exemplo: marketing, finanças, gestão de pessoas e logística. Essa departamentalização facilita a utilização da capacidade técnica das pessoas, é indicada para empresas em setores mais estáveis e que seus produtos e serviços não estão em constante alteração.

    Por Produtos- As áreas da empresa são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Nessa temática, as organizações seriam divididas em: setores de alimentos, bebidas, limpeza, eletrônico etc. Esse modelo é indicado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto/serviço são bastante diferentes.

    Por clientes ou Clientela- Esse modelo ocorre quando a empresa possui clientes com necessidades muito diferentes ou que justifique um atendimento diferenciado. Por exemplo: gerência de clientes “classe A", gerência de clientes Pessoa Jurídica, gerência de clientes “classes B e C" etc.

    Por Processos - Nessa departamentalização, as atividades e os recursos são agrupados em torno de processos-chave da empresa. É um modelo muito utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia. Esse modelo possui uma desvantagem por ter pouca flexibilidade em um contexto de mudança tecnologia grande ou de necessidade de mudança de processo. São exemplos: setor de pintura, setor de montagem, setor de fabricação etc.

    Por Projetos - Esse modelo é recomendado para empresas que focam suas atividades em projetos de grande porte ou de longa duração. Essa departamentalização é temporária, pois todo projeto possui prazo para ser finalizado, caso contrário, não é um projeto. São exemplos dessa departamentalização: estaleiros navais, fábricas de aviões, empresas de construção civil etc.

    Portanto, após esse breve resumo, percebe-se que a questão introduziu uma pequena descrição da departamentalização funcional. Além disso, conforme já explicado anteriormente, tem como vantagem “a melhor utilização das habilidades técnicas das pessoas". Sendo assim, o gabarito da questão é a letra “A".

    Gabarito do professor: LETRA “A".

    FONTES:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
  • GABARITO: LETRA A

    Vantagens da departamentalização funcional:

    a. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

    b. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas. Isso porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

    c. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.

    d. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.

    e. É indicada para circunstâncias estáveis de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.

    f. Aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo

    g. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização.

    FONTE: CHIAVENATO

  • Letra: A.

    Complementando.

    Temos também as Desvantagens:

    pouca flexibilidade ("feudos de especialização");

    déficit na comunicação entre as áreas;

    redução de cooperação interdepartamental;

    baixa visão sistêmica.

    Fonte: Rennó.

  • Gabarito: a

    Fonte: minhas anotações FGV

    --

    A questão fala de agrupamento de atividades semelhantes e dá exemplos (recursos humanos, marketing, produção etc.). Claramente essas características convergem com a departamentalização funcional. Com base nesse primeiro raciocínio, podemos prosseguir.

    A) Tem como vantagem a melhor utilização das habilidades técnicas das pessoas. Certo. Uma das vantagens desse tipo de departamentalização é a alta eficiência operacional, via economia de escala/redução de custos e uso eficiente de recursos (humanos, materiais etc.).

    B) Tem como vantagem a facilidade de adaptação às mudanças. Errado. A departamentalização funcional tem como desvantagens a dificuldade de adaptação e a flexibilidade a mudanças externas.

    C) Tem como vantagem a simplicidade de coordenação entre os departamentos. Errado. É uma desvantagem da departamentalização funcional a dificuldade de coordenação entre departamentos.

    D) Tem como desvantagem a duplicação de recursos e esforços. Errado. Essa é uma desvantagem específica da departamentalização geográfica, e não funcional.

    E) Tem como desvantagem o baixo nível de conflitos de interesses entre as áreas. Errado. Creio que seja alto nível de conflitos entre departamentos, pois cada um defende seus interesses dentro da organização. Podemos citar o exemplo da clássica disputa entre departamento financeiro e departamento de materiais: enquanto este quer produzir estoques para manter a empresa livre de possíveis variações externas do mercado, aquele quer eliminar os estoques para movimentar o dinheiro em outra área de igual necessidade, tendo em vista que estoque parado é sinônimo de dinheiro parado.

  • Tem como vantagem as habilidades técnicas (operacional).

  • Estrutura Organizacional do Tipo FUNCIONAL: maximiza a eficiência operacional (as pessoas são especialistas no que fazem), via economia de escala e uso eficiente de recursos (lembrem-se mão de obra também é recurso). Não há cooperação entre setores (interdepartamental) e sim internamente (intradepartamental).

  • Gab: A

    Vejam o que diz Chiavenato.

    Vantagens da Departamentalização Funcional.

    A departamentalização por funções apresenta as seguintes vantagens:

    • 1. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
    • 2. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas. Pois se baseia no princípio da especialização.
    • 3. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.
    • 4. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.

    CHIAVENATO, Introdução à Teoria Geral da Administração. 2004. pág. 212.

    -------------

    Baixe agora mesmo seu material: Linktr.ee/soresumo

    Erros, mandem mensagem :)

  • Fugindo do tema da questão, mas a respeito de um assunto importante que é a reforma administrativa, uma breve análise técnica, sem levar para o lado político. Vejam alguns pontos importantes da PEC 32:

    1- Estabilidade somente para as carreiras de Estado, uma lei complementar definirá quais serão as carreiras de Estado.

    2- Carreiras com vínculo indeterminado: segundo a PEC 32 os servidores destas careiras não poderão perder o cargo por motivação político-partidária, mas poderá ser declarada a perda do cargo se este for considerado como desnecessário.

    3- Haverá um vínculo de experiência (treinee) por no lugar do estágio probatório, após o vínculo de experiência de no mínimo 1 ano ( p/ as carreiras de Estado o mínimo será de 2 anos). No final do vínculo de experiência, apenas os candidatos com os melhores desempenho serão empossados no cargo público, os demais serão dispensados.

    4- Está sendo proposta a inclusão do artigo 37-A no texto constitucional. Tal artigo abre margem às terceirizações de diversas atividades. As carreiras de Estado não poderão ser terceirizadas. Consequentemente haverá menos vagas de concursos.

    5- Extinção de órgãos por decerto. Segundo a PEC 32, instituições como IBAMA, FUNAI, ICM-BIO, FUNAI, IBGE, INPE e Agências Reguladoras poderão ser extintas por uma "canetada", conforme possíveis alterações no artigo 84 da CF.

    Leia a PEC-32 (proposta de reforma) e confirmem.

    Mandem mensagens aos parlamentares de seus Estados

    Participem da enquete no site da Câmara: forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083/resultado

  • GABARITO -A

    Algumas Desvantagens:

    falta de sinergia entre os diferentes departamentos e uma visão limitada do ambiente organizacional como um todo, com cada departamento estando focado apenas nos seus próprios objetivos e problemas.

  • Uma departamentalização do tipo FUNCIONAL --> tem como vantagem a melhor utilização das habilidades técnicas das pessoas.

  • revisar

  • Fã de Star Wars

  • Odeio esse assunto

  • GAB A

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL: É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc. Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

    VANTAGENS 

    1. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada;
    2. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional;
    3. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa;
    4. Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal;
    5. É indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
    6. É aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo;
    7. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização;
    8. Baseia-se em tarefas interdependentes.

    DESVANTAGENS:

    1. A cooperação e comunicação interdepartamental é reduzida;
    2. Criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos;
    3. Geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores;
    4. Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas;
    5. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis;
    6. Ocorre diluição e a perda de autoridade de comando;
    7. Subordinação múltipla.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS

  • R2D2 chutou que era funcional, logo, letra A.